Em aula inaugural, ADUR-RJ distribui carta aos estudantes da UFRRJ
 

O ingresso na Universidade é uma das etapas mais importantes na vida do estudante, principalmente se esta for uma instituição pública e de qualidade. No entanto, é importante que saibam que a universidade pública é uma conquista da sociedade e precisamos defendê-las das constantes ameaças.

O ano de 2012 foi marcado pela greve mais extensa do movimento docente. Em pauta estava a reivindicação pelo projeto de carreira docente e condições de trabalho. Na nossa avaliação, as condições de trabalho se constituem como princípio para o ensino de qualidade e para a evolução na carreira.

Infelizmente, a intransigência do governo, na sua incapacidade de negociar com a categoria, levou a aprovação, no Congresso Nacional, de um projeto de carreira tão ruim que, meses depois de sancionado, teve que ser modificado através de medida provisória. Da mesma forma, em relação às condições de trabalho, nada se avançou. A categoria docente resolveu suspender a greve e continuar prosseguindo na luta. A greve mostrou, através das nossas denúncias, as péssimas condições das universidades federais brasileiras, onde governo após governo esse quadro é intensificado.

Se no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) vivemos um período com recursos estagnados e um grande déficit no quadro de professor permanente, resultado da “modernização” conservadora (racionalidade administrativa e eficácia quantitativa), iniciada pelo governo de Collor de Mello (1990-1992) e de Itamar Franco (1992-1994), a superação desse déficit docente foi condicionada a ampliação de vagas estudantis e de cursos de graduação, com metas dificílimas de serem alcançadas, intensificando ainda mais a precarização nas universidades. A precarização do trabalho docente na Universidade prejudica o ensino, a pesquisa e a extensão, comprometendo a formação do estudante.

No mês de junho corrente, docentes que possuem a percepção por insalubridade ou periculosidade (direito trabalhista pelo tipo de atividade desenvolvida) tiveram esse direito cortado em seu contracheque, resultado da inoperância da Administração Central da UFRRJ em realizar laudo ambiental das diferentes áreas da Universidade, onde os docentes se expõem a materiais que trazem danos à sua vida.

Os docentes da UFRRJ, através de sua entidade de classe, estão na luta pelas condições de trabalho e em defesa da qualidade do ensino na Universidade.

A Associação de Docentes da UFRRJ (ADUR-RJ) saúda os estudantes que ingressam nesta Universidade. Sejam bem-vindos!

 

Seropédica, 3 de junho de 2013.

ADUR-RJ Seção Sindical do ANDES-SN.

 


Coletânea de artigos


Home