Em greve contra riscos ambientais, Each da USP derruba direção autoritária
 

Docentes, estudantes e funcionários da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP estão em greve desde a última quarta-feira (11), em razão dos riscos ambientais existentes no campus. O estopim do movimento foi a colocação, em alguns locais da unidade, de placas de advertência com informações de que a área estava interditada por conter contaminantes. No mesmo dia, em reunião aberta da Congregação da Eeach, que contou com a participação de cerca de 250 pessoas dos três segmentos, foi aprovada, com apenas três abstenções, a proposta de afastamento do diretor Jorge Boueri e do vice-diretor Edson Leite, que estavam presentes.

No início da reunião, conduzida em princípio por Boueri e Leite, os membros da Congregação comprometeram-se a acatar as deliberações que viessem a ser tomadas, referendando-as na em reunião regular do colegiado prevista para esta quarta-feira (18). A decisão de afastar o diretor e o vice, aprovada ao final dos trabalhos após acalorados debates, foi endossada em seguida pelos nove membros da Congregação presentes, que assinaram requerimento manuscrito com este teor.

O professor titular Luis Menna-Barreto, decano da unidade, foi declarado diretor interino. No entanto, como o regimento da unidade e o Estatuto da USP não preveem a hipótese de afastamento de diretores, há incerteza quanto aos desdobramentos das decisões do último dia 11. Os docentes, reunidos em assembleia à tarde, decidiram buscar antecipar a reunião da Congregação.

A assembleia conjunta de docentes, funcionários e estudantes da Each, realizada na sexta-feira (13), deliberou pela manutenção da greve por tempo indeterminado para as três categorias; manter as atividades de greve nas dependências da Each; contatar comissões de saúde e meio ambiente da Alesp; colocar placas informativas em substituição às placas retiradas, alertando sobre risco de saúde; encaminhar questões organizativas da greve, incluindo a constituição de um comando composto por cinco representantes de cada uma das categorias.

A Adusp, Seção Sindical do ANDES-SN, afirma que acompanhará com atenção o desenrolar dos acontecimentos, colaborando e participando ativamente da luta dos colegas da Each em prol de condições dignas de trabalho acadêmico.

Movimento considera insatisfatória reunião com Cetesb

A reunião entre a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e representantes da USP Leste para prestar esclarecimentos sobre a situação de contaminação do solo do campus da universidade não foi esclarecedora, de acordo com a diretoria da Adusp Adriana Tufaile.

O terreno da universidade concentra gás metano - altamente inflamável - proveniente do descarte do desassoreamento do rio Tietê. No dia 2 de agosto, a unidade foi autuada pela Cetesb por descumprimento de 11 exigências. Uma delas trata justamente do sistema de extração de gases do subsolo.

Em nota, a Cetesb informou que, na reunião, os técnicos disseram que não há riscos para as pessoas que trabalham e circulam pelo campus. Os docentes, por sua vez, pedem provas documentais de que o local não traz riscos aos frequentadores. "Não acreditamos no que foi falado, queremos ver os documentos, os laudos", disse Adriana. Segundo ela, a companhia se comprometeu em enviar esses documentos e uma nova reunião foi marcada para quarta-feira (18), no auditório da USP Leste.

 

* Com informações da Adusp e Agência Brasil

 

 

 

Fonte: ANDES-SN, 16/9/13.

 


Coletânea de artigos


Home