1º Encontro Nacional do MML fortalece luta das mulheres trabalhadoras
 

Promovido pelo Movimento Mulheres em Luta, Encontro a ser realizado de 4 a 6 de outubro em Belo Horizonte (MG) está com inscrições abertas

A fim de organizar as lutas das mulheres trabalhadoras e avançar na estruturação do Movimento Mulheres em Luta (MML), será realizado em Belo Horizonte (MG), de 4 a 6 de outubro, o 1º Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta. A onda de lutas que se desenvolveu a partir das manifestações contra o aumento das passagens abriu um cenário político importante para progredir nas lutas pelas reivindicações do conjunto da classe trabalhadora e, por isso, também das mulheres trabalhadoras.  

O Encontro busca ainda articular as diversas campanhas por creches, contra a violência, em defesa da saúde pública que ocorrem pelo país, bem como contribuir e fortalecer as campanhas salariais, colocando as demandas das mulheres nas pautas de reivindicação para que mais mulheres se envolvam na luta política e sindical. A programação prevê ainda debates sobre a estruturação e organização do MML, definição de estatuto e a eleição da nova Executiva Nacional, que junto com as executivas estaduais eleitas durante 2012 e 2013, possa encabeçar a organização das lutas e campanhas.

No dia 4, sexta-feira, será realizado um ato político de abertura ao Encontro, às 19h. No sábado (5), haverá debate sobre o tema Lugar de mulher é na luta – a conjuntura nacional, internacional e as lutas das mulheres. Pela tarde, grupos de conversa discutirão questões como: aborto; a mulher do sindicato; a mulher operária; a mulher trans*; creches e o direito à maternidade; mulheres aposentadas; mulheres e a luta internacional; mulheres e educação; mulheres e transporte; mulher jovem; mulher lésbica; mulher e movimento popular; mulher negra; prostituição; saúde da mulher; trabalho doméstico; violência. Ao final da tarde, o Encontro fará um debate sobre a importância da organização do MML. A plenária final será realizada no dia 6, domingo.

O Encontro é voltado para mulheres da classe trabalhadora e estudantes, organizadas ou não em movimento e entidades. Não haverá eleição de delegadas, todas as presentes que pagarem a taxa terão direito a voz e voto no Encontro. As inscrições estão abertas. Para participar, as interessadas devem procurar o MML de sua cidade e/ou a CPS-Conlutas. É necessário preencher a ficha de inscrição e enviar um email para: encontronacionaldomml@gmail.com. Um boleto para pagamento da taxa de inscrição será encaminhado como resposta ao e-mail. A ficha encontra-se disponível no Blog do MML (www.mulhresemluta.blogspot.com.br) e no site da CSP-Conlutas.  

Contribuições

As entidades, movimentos ou grupos que participarem do Encontro terão direito a enviar propostas de resoluções, que devem falar sobre os temas e objetivos do Encontro. Também é permitido o envio de contribuições sobre temas diversos.  
 

  • Todas as informações sobre o Encontro também podem ser acessadas no Blog do MML:

 

  • Clique aqui para acessar a ficha de inscrição e o passo a passo do credenciamento

 

* Com informações da CSP-Conlutas

 

 

Fonte: ANDES-SN, 23/9/13.

 


Coletânea de artigos


Home