Entidades repudiam nova atitude autoritária da reitoria da UVA, no Ceará
 

Várias entidades assinaram a moção organizada pela Secretaria Regional Nordeste I do ANDES-SN em repúdio a mais uma atitude autoritária e antidemocrática adotada pela reitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral (CE).

De acordo com Alex Santos, 1º Secretário da Regional NEI, o documento foi uma iniciativa da regional, e contou com a colaboração das Seções Sindicais e dos Laboratórios da Universidade Estadual do Ceará (UECE). “No encontro extraordinário que a Regional organizou em janeiro no Maranhão, já tínhamos nos manifestado em repúdio à forma como o processo eleitoral está sendo conduzido na UVA”, lembra Santos. Leia mais aqui.

No texto, as entidades de classe classificam de vergonhosa a atitude da reitoria em acionar o Poder Judiciário por meio de “ação cautelar inominada” para impedir professores, professoras e estudantes de ter acesso ao Campus Universitário na última sexta-feira (15), data em que o Colégio Eleitoral se reuniria para a escolha do novo reitor. “A atitude é execrável por resgatar uma herança dos tempos do AI-5, implantado no auge do Regime Militar de 64”, denuncia a moção. Leia aqui a íntegra do documento.

Segundo o diretor da Regional NEI, os movimentos docente e estudantil devem se reunir nesta terça-feira (19) para definir uma data de assembléia conjunta dos membros da comunidade universitária, para decidir as próximas ações de luta contra a criminalização e o autoritarismo por parte da Reitoria.

 

  • Veja também:

- Colégio Eleitoral da UVA se reúne ‘a porta fechada’ e docentes pedem democracia

 

Fonte: ANDES-SN, 18/2/13.

 


Coletânea de artigos


Home