Estaduais da Bahia paralisam dia 7/11 contra a redução do orçamento de 2014
 

Indignada com a postura do governo da Bahia que quer manter a diminuição das verbas para as universidades estaduais, além de não realizar o pagamento aos seus credores, desrespeitar direitos de docentes e técnicos-administrativos e precarizar ainda mais as condições de estudo e trabalho, a comunidade acadêmica das quatro instituições suspenderá as atividades nesta quinta-feira (7). Também serão realizadas manifestações nas principais cidades onde se localizam seus campi.  

O objetivo da paralisação e da mobilização é denunciar à sociedade a política de descaso do governo para com a educação superior. Durante esta semana, será feita uma panfletagem  nas salas de aula e nos setores para ampliar a discussão da situação. Na Uefs, o DCE, o Sintest e a Adufs, Seção Sindical do ANDES-SN, convocam as categorias para a participação em um ato público, na manhã do dia 7, em frente à Prefeitura, no Centro de Feira de Santana.

A não liquidação das despesas já previstas no orçamento de 2013 tem comprometido as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os reitores se dizem “cansados de administrar crises”, conforme declaração de José Carlos, da Uefs, e reclamam das tentativas frustradas de negociação com o governo. Segundo o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, “a dívida da Uneb chega a R$ 10.200 milhões, mas o Estado tem repassado apenas R$ 3 milhões para pagamento das despesas”.

Em mais uma tentativa de avançar na discussão sobre o aumento no orçamento das Ueba, governo e reitores se reunirão em meados de novembro. Em seguida, o encontro será estendido aos professores, que durante encontro no dia 29 de outubro exigiram uma proposta de aumento no orçamento para o próximo ano, de regularização dos pagamentos aos credores e prazos para os problemas relativos aos processos de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho, além da ampliação do quadro de vagas e sua desvinculação às classes. Uma audiência pública sobre Orçamento e Autonomia também será realizada na Assembleia Legislativa.

A expectativa é que essas reuniões apontem a solução do impasse entre o governo e a comunidade universitária. Caso contrário, há possibilidade concreta de enfrentamento, o que poderá redundar em u ma greve geral. Outra paralisação já está agendada para 11 de dezembro, na qual as três categorias das quatro universidades pretendem fazer um ato público, em Salvador, para reivindicar, de forma unificada, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) já para 2014. Atualmente, este percentual está um pouco abaixo de 5%.

 

 

* Com edição do ANDES-SN, 5/11/13.

 

 

Fonte: Adufs - Seção Sindical.

 


Coletânea de artigos


Home