Estudantes da Facedi fazem paralisação e ocupam prédio que seria para a Fatec
 

Os estudantes da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará (Facedi/Uece) estão com as atividades acadêmicas paralisadas desde a última terça-feira (17). Em assembleia, que contou com mais de 300 pessoas, os alunos deliberaram pela ocupação do prédio que seria destinado à Faculdade de Tecnologia (Fatec) por tempo indeterminado.  

A decisão dos estudantes ocorre logo após o governo estadual anunciar que pretende doar o prédio para instalação do IFCE, mesmo quando este já dispõe de um terreno de seis hectares, doado oficialmente pela Prefeitura de Itapipoca, e tendo documento de licitação já pronto para ser assinado pela reitoria do Instituto Federal.

Os estudantes e a Direção da Facedi já tiveram audiência com o prefeito da cidade, Dagmauro Moreira, e com o senador da república, José Pimental, e abordaram o governador Cid Gomes em um ato de inauguração de uma obra pública. O grupo apelou para que fosse mantido o projeto de construção do IFCE e pela doação do prédio que seria para a Fatec para o campus da Uece.

Segundo a 2ª tesoureira da Regional Nordeste I do ANDES-SN, Erlênia Sobral do Vale, após a ocupação dos estudantes, o governo do estado enviou representantes para conversar com o movimento. “O movimento está forte e teve repercussão na imprensa. O governo logo reagiu para tentar negociar”, afirma. Na manhã desta segunda-feira (23), estudantes, diretores do Sinduece, Seção Sindical do ANDES-SN, e da Regional Nordeste I do Sindicato Nacional participam de audiência com o secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará, René Barreira.  

“Vamos tentar incluir duas pautas que estão paradas e que há muito tempo não estávamos conseguindo audiência com o governo: o concurso para professor efetivo e a regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que há cinco anos foi reaprovado, mas não foi regulamentado. O governo tem nos colocado em banho-maria e vários professores estão sendo prejudicados. Todas as vezes que conversamos com o secretário ele diz que quem resolve é o governador Cid Gomes. Vamos ver se a situação muda agora”, diz.  

Na região da Coordenadoria Regional de Educação, 2ª Cred, há anualmente mais de 1200 pedidos de autorização temporária de professores para lecionar disciplinas para as quais não dispõem de habilitação específica, segundo o Fórum Municipal de Ensino Superior. A doação do referido prédio para a Facedi garantiria a oferta de pelo menos 10 novos cursos de graduação. Com 30 anos de existência, a Faculdade de Educação dispõe de apenas três cursos - licenciatura em Pedagogia, Ciências biológica e Química -, ofertando 105 vagas por ano em uma região com uma demanda anual de mais de 5 mil egressos do Ensino Médio.

Docentes apoiam os estudantes

Segundo Erlênia, em assembleia setorial na Facedi, realizada na última quarta-feira (18), os professores decidiram apoiar o movimento dos estudantes e também aderiram à paralisação. Para o Sinduece, a causa da Facedi é justa e fortalece a luta em defesa da expansão da universidade pública e deve contar com o apoio de toda a Uece.

 

* Com informações do Sinduece – Seção Sindical do ANDES-SN

 

 

 

Fonte: ANDES-SN, 23/9/13.

 


Coletânea de artigos


Home