Experiência da Comunicação do ANDES-SN é destaque no 19º Curso Anual do NPC

Durante a mesa “A Comunicação dos Trabalhadores no Brasil e de Hoje”, realizada no sábado (23), foram destacadas as iniciativas adotadas pelo Sindicato Nacional para fortalecer a luta dos trabalhadores, tendo a Comunicação como uma importante estratégia

 

 

A Comunicação adotada pelo ANDES-SN, fortalecida após a institucionalização do Plano Geral de Comunicação do Sindicato Nacional em 2012, foi abordada na mesa A Comunicação dos Trabalhadores no Brasil de Hoje na manhã de sábado (23), durante o 19º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Além do ANDES-SN, participaram do debate representantes da CSP-Conlutas, Rede Brasil Atual, TVT (TV dos Trabalhadores), e Sintest-RN, entre jornalistas e diretores. O curso foi realizado entre os dias 20 e 24 de novembro, no Rio de Janeiro, e reuniu sindicatos de todo o país, de mais de 100 categorias de trabalhadores.

Aprovado no 30º Congresso do ANDES-SN em 2011, em Uberlândia (MG), o Plano Geral de Comunicação é resultado de uma decisão congressual e fruto de uma série de discussões promovidas no Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) do Sindicato Nacional, em encontros regionais e nacionais de comunicação, congressos e Conads. Além do planejamento proposto, a implementação do Plano possibilita a continuidade do trabalho desenvolvido pelo setor de Imprensa do Sindicato Nacional, em articulação com as Seções Sindicais de todo o país, independente das mudanças na Diretoria Nacional.

A experiência do ANDES-SN, que inclui a elaboração e execução do Plano, foi apresentada pela jornalista Renata Maffezoli, que há mais de dois anos integra o setor de Imprensa do Sindicato Nacional. Além de explicar como se organiza do ANDES-SN, a jornalista ressaltou a preocupação do Sindicato Nacional em dialogar com todos os docentes a partir da Comunicação, e falou sobre o trabalho desenvolvido pelo ANDES-SN para fortalecer o setor e de forma articulada com as Seções Sindicais. “Em pesquisa recente realizada com as Seções Sindicais, somamos 35 jornalistas entre as que já responderam o questionário [29], o que nos possibilita fazer um trabalho em rede, de forma conjunta e colaborativa”, afirmou.

A jornalista falou ainda sobre os veículos elaborados pelo ANDES-SN, entre o InformANDES – boletim informativo impresso -, site – que veicula notícias nacionais, das Seções Sindicais e pautas de interesse geral da classe trabalhadora -, além da produção de cartilhas e folderes, entre outros materiais. “Pensamos em fazer um jornal para leitura além da nossa base, com pautas que envolvem questões da categoria, de outras lutas relacionadas à classe trabalhadora, além de publicar conteúdos culturais, e matérias internacionais, com a adoção de uma linguagem que atinja todo este público”, explicou. Renata abordou ainda os desafios da Comunicação sindical, que vão desde a compreensão das lutas de classe, o relacionamento com a mídia de grande circulação, e o trabalho dos jornalistas.

Renata também comentou sobre como a Comunicação trabalha com as lutas empreendidas pelo ANDES-SN, entre eles, na Campanha Diga Não ao Funpresp-Exe, que inclui a realização de debates nacionais e locais, e produção de conteúdo para site, impresso, além de cartilhas e cartazes; e no Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Democratização das Comunicações, no qual o Sindicato Nacional tem empreendido esforço para levar o debate às bases da categoria, a fim de mostrar a importância desta questão, e no incentivo à coleta de assinaturas para viabilizar a tramitação do projeto no Congresso Nacional. “Só vamos conseguir pautar as bandeiras da classe trabalhadora se conseguirmos minimamente democratizar a comunicação. Esta é uma bandeira de luta que está sendo apoiada pelo ANDES-SN e levada para a categoria. Este debate deve ser fomentado por todos os sindicatos da classe trabalhadora”, destacou.

Rotina e desafios

A jornalista da CSP-Conlutas, Claudia Costa, contextualizou a organização do movimento e da comunicação sindical, além dos desafios postos a partir do neoliberalismo e do advento da internet, com o surgimento dos sites, blogs e das redes sociais, por exemplo. Entre os desafios para a Comunicação Sindical, a jornalista reforçou a importância de se conhecer a categoria para qual se trabalha, utilizando linguagem adequada para cada ferramenta.

Além de Claudia, participaram da discussão os jornalistas Paulo Salvador (Rede Brasil Atual), Valter Sanches (TV dos Trabalhadores e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) e José Rebouças da Costa (Sintest-RN). Além de abordarem suas experiências, os jornalistas destacaram a importância de a Comunicação dialogar com a categoria e com a classe trabalhadora, os desafios na relação com a grande imprensa, que criminaliza os movimentos sociais e sindicais, e as mudanças ocorridas a partir do avanço da tecnologia, como o trabalho com as mídias e coberturas instantâneas. 

Encerramento

A 19ª edição do Curso anual do NPC foi encerrada neste domingo (24), com a exibição do filme “1964- um golpe contra o Brasil” e um debate sobre a ditadura militar, com a participação do jornalista, ex-preso político e diretor do documentário, Alípio Freire, do coordenador do NPC, Vito Giannotti, e do professor da UFRJ, Mauro Iasi.

Os cinco dias de curso, iniciado na quarta-feira (20), foram transmitidos e estão disponíveis no site do NPC. Participaram do curso a 2ª vice-presidente da Regional Sul do ANDES-SN e uma das coordenadoras do GTCA, Cintia Xavier, a jornalista do ANDES-SN, Nayane Taniguchi, além de vários representantes das Seções Sindicais.

 

 

Fonte: ANDES-SN, 25/11/13.

 


Coletânea de artigos


Home