1° de Maio: Todos aos atos internacionalistas, classistas e independentes dos patrões e dos governos

Nesta quarta-feira, 1° de maio, vamos participar dos atos classistas e de luta em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador.  Vamos manter a disposição que levamos para a marcha vitoriosa em Brasília, no dia 24 de abril, que reuniu mais de 20 mil pessoas, e preparar manifestações unitárias e em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Diferente das centrais governistas, como a CUT e a Força Sindical, que realizam showmícios financiados por empresas e governos, vamos fazer manifestações independentes e de luta.

Vamos às ruas levantar nossas bandeiras e denunciar o Governo - Nesses atos vamos denunciar o ACE (Acordo Coletivo Especial). Exigir a anulação da reforma da previdência de 2003, comprada com dinheiro do mensalão e o fim do fator previdenciário sem a implantação da fórmula 85/95. A reforma agrária e a luta contra as privatizações  que vem sendo implantadas pelo governo, também entrarão nas reivindicações.

Será denunciado o Governo Dilma cuja política econômica está voltada para aumentar os lucros das grandes empresas, bancos e o agronegócio.   

Além disso, será denunciada também a política do Governo que desonera os gastos dos empresários com a folha de pagamento e em contrapartida ataca o Regime Geral de Previdência no país. Quase R$ 20 bilhões já foram deixados de ser investidos nas aposentadorias dos trabalhadores.

Vamos nos contrapor à política de redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que não garante a manutenção de empregos na indústria, como vimos com os trabalhadores na GM de São José dos Campos que convivem como fantasma das demissões em massa.

Política essa que também não garante a redução dos preços da cesta básica, cujo imposto igualmente foi exonerado. Ao contrário, itens alimentícios até aumentaram.

A CSP-Conlutas faz um chamado a todos os setores do movimento sindical, popular e estudantil à realização de manifestações de denuncia do governo Dilma, dos governos estaduais e municipais e aos patrões.

Manifesto Internacionalista – O Encontro Internacional do Sindicalismo Alternativo realizado em Paris, França, de 22 a 24 de março último, do qual a CSP-Conlutas foi uma das organizadoras, aprovou entre outras resoluções, divulgar um manifesto conjunto no 1o de Maio. Veja aqui

Esse manifesto foi aprovado por unanimidade pelos representantes de mais de 60 organizações de 32 países que participaram do Encontro em Paris. Assim, neste 1o de Maio esse manifesto está sendo distribuído em dezenas de países, pelas entidades que participaram do encontro.

Com o objetivo de denunciar os planos de austeridade aplicados por diversos governos, que destroem empregos e direitos dos trabalhadores, o manifesto conclama a luta dos trabalhadores. “A defesa dos trabalhadores e dos povos, requer luta decidida contra este sistema que condena a humanidade à barbárie e à destruição do planeta. Exige abandonar toda falsa ilusão com as políticas de reformas sociais e com os governos que realizam esses planos de guerra social. Não há como voltar atrás nessa luta”.

Data relembra operários que tombaram lutando por direitos – Nesta data, vamos relembrar a luta dos operários de Chicago (EUA), em 1886, que morreram para defender a jornada de 8 horas diárias.

Em 1891, em Paris, na França, os trabalhadores socialistas dos países industrializados da época, reunidos no congresso da Segunda Internacional Socialista, consagraram o 1º de Maio como o dia da luta pelas 8 horas de trabalho. Naquele tempo os operários trabalhavam 12, 15 e até 18 horas por dia. Não havia descanso semanal nem férias.

Confira os atos já confirmados nos estados – Vamos às ruas no 1º de Maio com nossas faixas, bandeiras, palavras de ordem.  Há atividades em diversas cidades. Informe-se e Participe. Fortaleça a luta internacional dos trabalhadores!

Em São Paulo, o ato ocorre na Praça da Sé, às 9h, em unidade com as Pastorais, sindicatos e movimento estudantil.

No Rio de Janeiro a concentração do ato será às 10h, na Praça Afonso Pena. Haverá uma passeata até o Maracanã. O ato será em unidade com outros setores independentes.

No Ceará serão organizadas atividades especificas com as categorias. Os trabalhadores da construção civil prometem esquentar esse dia para preparar a greve geral convocada para o dia 2 de maio.

Na Bahia o ato será realizado amanhã, às 17h, em unidade com a Intersindical. Haverá panfletagem na Praça da Piedade e coleta de assinaturas contra a Reforma da Previdência.

Em Minas Gerais, a atividade contará com ato político e ecumênico. A partir das 8h, as entidades se concentram na Praça do Trabalhador e saem em passeata até a Praça da Cemig. No local, ocorrerá um ato político e ecumênico.

Em Porto Alegre haverá um ato unitário, às 10h, com a participação da CSP-Conlutas de A CUT Pode Mais, CPERS – Sindicato, Sindmetrô-RS, entre outras entidades. A concentração será no Brique da Redenção – Rua José Bonifácio – Bom Fim- Porto Alegre (RS).

 

 

Fonte: CSP Conlutas, 29/4/13.

 


Coletânea de artigos


Home