Movimento Xingu Vivo para Sempre é alvo de espionagem
 

Um funcionário do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) foi flagrado espionando o Movimento Xingu Vivo para Sempre. O fato foi descoberto na manhã de domingo, 24, em Altamira (PA), durante uma reunião que deveria planejar as ações da entidade contrária à Usina Hidrelétrica no próximo período. 

Ao final do planejamento, os militantes do Movimento detectaram que uma pessoa recém-integrada à organização estava gravando a reunião com uma caneta espiã. No equipamento, foram encontradas falas da reunião e áudios com orientações sobre como manusear o material. Confrontado, o funcionário, conhecido como Antônio, negou de início qualquer má intenção, mas depois confessou sua atividade como espião contratado pelo Consórcio de Belo Monte, a fim de levantar informações sobre lideranças e atividades do Movimento Xingu Vivo para Sempre.

A confissão foi gravada em um vídeo, em que Antônio afirma que acompanhou reuniões e monitorou participantes do movimento, enviando fotos e relatos para o funcionário do CCBM, Peter Tavares. Ele disse ainda que o material gravado na reunião de planejamento seria analisado pelo setor de inteligência do CCBM e, para isso, teria a participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que mandaria um agente para Altamira nesta semana.

Após a gravação do vídeo, Antônio teria se arrependido e, segundo sua esposa, não mais se apresentaria ao Ministério Público Federal, conforme havia combinado com os integrantes do Movimento. Segundo lideranças do Xingu Vivo, Antônio enviou, ainda, uma mensagem ameaçadora a um integrante do Movimento.

Violado em seus direitos constitucionais e em sua privacidade, o Movimento Xingu Vivo para Sempre responsabilizou o governo federal e o Consórcio Construtor de Belo Monte por estes crimes e vai exigir do poder público a punição dos responsáveis pela espionagem em pleno período democrático. “É inadmissível que estas práticas ocorram em um estado democrático de direito”, afirmam em nota os membros do Movimento.

Confira o vídeo...

 

 

 

 

Texto: Max Costa Correa - Com informações do Movimento Xingu Vivo para Sempre

 

Fonte: Adufpa - Seção Sindical, 25/2/13.

 


Coletânea de artigos


Home