MPT recebe denúncia da CSP-Conlutas sobre trabalho escravo em obra em Brasília
 

A CSP-Conlutas encaminhou nesta terça-feira (1) denuncia ao Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (MPT/DF) contra a Construtora JC Gontijo Engenharia, 5ª maior empresa do ramo da construção civil do Brasil. Segundo apurado pela Central Sindical, após denúncia anônima, um grupo de 37 trabalhadores foi aliciado pela empresa, sob falsa proposta de condições de trabalho e salário que, na realidade, não se concretizaram. Ao contrário, foram submetidos a jornadas exaustivas e a diversas formas de degradação e afronta à dignidade da pessoa humana.

O processo já foi distribuído pela procuradoria e na tarde desta terça, a CSP-Conlutas, o ANDES-SN e o Sinasfe, junto de três operários representando o grupo resgatado na noite desta segunda-feira (30/9) participaram de uma reunião no MPT/DF, onde foram informados de que o órgão já está apurando a denúncia apresentada.

De acordo com Atnágoras Lopes, coordenador da CSP-Conlutas que acompanha o caso, a expectativa é que até esta quarta-feira (2) o problema seja resolvido. No momento, os trabalhadores encontram-se abrigados no alojamento do Sinasfe, sindicato filiado à Central, e ainda não receberam nenhuma remuneração pelo trabalho desempenhado na obra de construção do projeto Morar Bem, do Governo Distrital, financiado pelo Programa Minha Casa Minha Vida, desenvolvido pela empresa JC Gontijo. A empresa detém há mais de dez dias a carteira de trabalho dos 37 operários, que também não foram reembolsados pelas despesas com a passagem para deslocamento à Brasília, como havia sido pactuado com intermediários da empresa.

“Foi possível perceber o compromisso do Ministério Público diante do escândalo denunciado pela CSP-Conlutas, de trabalhadores em situação análoga à escravidão em uma obra do governo do Distrito Federal, financiada pelo governo Federal, e realizada por uma grande empreiteira. A procuradoria sinalizou entender a seriedade e urgência do caso, já que estes trabalhadores estão sem residência e sem dinheiro para retornar às suas cidades de origem, com os documentos retidos pela empresa”, completou Lopes.

 

  • Confira aqui o documento encaminhado ao Ministério Público do Trabalho.

 

 

Fonte: ANDES-SN, 1/10/13.

 


Coletânea de artigos


Home