Niterói sedia 3º Encontro Preparatório de Comunicação do ANDES-SN
 

Os novos elementos presentes na conjuntura, a partir das inúmeras manifestações realizadas em todo o país no último mês, a importância da atuação do ANDES-SN nos pontos convergentes entre as pautas colocadas nas ruas e aquelas que têm sido historicamente reivindicadas pela categoria docente, os desafios do trabalho dos jornalistas na comunicação sindical e um debate sobre a necessidade de um novo marco legal na democratização das comunicações nortearam as discussões do 3º Encontro Preparatório de Comunicação do ANDES-SN, realizado nos dias 5 e 6 de julho, na Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff), em Niterói (RJ).

O encontro – que antecede a edição nacional prevista para outubro – teve como objetivo central a discussão do Plano de Comunicação do ANDES-SN, por meio de uma avaliação das atividades desenvolvidas, além da realização de um levantamento sobre o funcionamento do setor de Comunicação das Seções Sindicais participantes - Adufrj, Aduff, Asduerj, Adufes, Aspuv, Adufmt, Adur-RJ. O encontro contou ainda com a presença de coordenadores do Grupo de Trabalho Comunicação e Artes do ANDES-SN (GTCA), de diretores e jornalistas das Seções Sindicais, do encarregado de Imprensa e da equipe de Imprensa do ANDES-SN.

Entre as questões colocadas pelos participantes, foram discutidas formas de se fazer interlocução com a mídia ‘comercial’ para dar destaque às pautas do ANDES-SN e das Seções Sindicais, o perfil dos jornalistas que atuam na comunicação sindical, que exige um forte componente profissional associado a um envolvimento com a pauta específica dos docentes, e a participação dos diretores do ANDES-SN neste processo, que muitas vezes não possuem experiência no trato com questões próprias da comunicação.

A postura proativa adotada pelo ANDES-SN, que tem protagonizado importantes discussões sobre a  democratização das comunicações do país, foi ressaltada por Orlando Guilhon, do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC), e pelo professor da UFF Adilson Cabram, que elogiaram a atuação do Sindicato Nacional durante debate sobre o tema.

“O saldo dos três encontros preparatórios é extremamente positivo. Fizemos ótimas discussões e debates sobre temas que envolvem a comunicação e também na construção, renovação e aperfeiçoamento do Plano de Comunicação do ANDES-SN”, avalia um dos coordenadores do GTCA, Rondon de Castro.

O diretor do ANDES-SN explica que, a partir das discussões realizadas nos encontros preparatórios, realizados em Ponta Grossa (PR), Fortaleza (CE) e Niterói (RJ), será elaborado um documento que será levado ao Encontro Nacional. “Estamos fazendo uma síntese do que foi debatido nos três encontros. O documento será discutido no GTCA no início do segundo semestre, e será utilizado para preparar o Encontro Nacional. É um documento preparatório para estimular a discussão do que foi levantado”, acrescenta. Castro reforçou ainda a importância da participação dos diretores do Sindicato Nacional, bem como dos jornalistas e representantes das demais Seções Sindicais, no Encontro Nacional de Comunicação do ANDES-SN, que será realizado em Brasília.

Comunicação

Em momento específico do Encontro, os jornalistas falaram sobre os trabalhos desenvolvidos em suas respectivas Seções Sindicais, os desafios da rotina na comunicação sindical e sobre as condições de trabalho. Os profissionais avaliaram ainda a relação entre os setores de comunicação das Seções Sindicais e o setor de Imprensa do ANDES-SN em Brasília. A relação com os diretores, a compreensão política das questões que envolvem a categoria docente e o desafio de se cumprir o “tempo da notícia” também foram colocadas em debate. Muitos dos jornalistas consideraram que houve avanço na Comunicação do ANDES-SN e das Seções Sindicais desde a realização da pesquisa que compõe o Plano de Comunicação, inclusive no que diz respeito à contratação de profissionais e aquisição de equipamentos necessários para o traba lho. No entanto, foi ressaltada a importância de se investir ainda mais na comunicação, a fim de se alcançar resultados positivos para a categoria, além de reforçar a importância deste setor em Seções Sindicais que ainda não fizeram investimentos na comunicação.

 

 

Fonte: ANDES-SN, 8/7/13.

 


Coletânea de artigos


Home