Novo prazo para entrega das pesquisas sobre condições de trabalho nas IFE
 

Até 20 de abril, as seções sindicais do setor das Instituições Federais de Ensino podem responder o formulário

As seções sindicais do setor das Instituições Federais de Ensino têm até dia 20 de abril para participar da Pesquisa sobre as Condições de Trabalho nas IFE, realizada pelo ANDES-SN, que tem como objetivo complementar as informações sobre as condições de trabalho dos professores nas instituições.

O formulário foi desenvolvido a partir da análise de 35 resultados de pautas locais e dossiês encaminhados para o Comando Nacional de Greve do Sindicato Nacional (CNG/ANDES-SN) entre maio e julho de 2012. A partir do envio dos dados, uma comissão identificou as principais demandas relacionadas à precarização das condições de trabalho nas IFE, que resultou no documento “Pauta de Reivindicações Relativas às Condições de Trabalho e Estudo nas Instituições Federais de Ensino no Brasil”, protocolado no MEC, MPOG, Andifes e Conif, no dia 20 de julho do ano passado.

O formulário apresenta os seguintes conjuntos temáticos: identificação; cargos e vagas docentes; obras e infraestrutura; gestão das IFE; Programas de Expansão.  Para respondê-lo, é preciso considerar a totalidade da IFE na qual a seção sindical organiza os docentes e com base na realidade das condições de trabalho dos docentes de todos os campi/unidades/sedes. Outras informações estão disponíveis na Circular nº 35/2013 (confira).

Para participar da pesquisa, basta utilizar o link: http://quest.andes.org.br/index.php/survey/index/sid/914971/lang/pt-br  e utilizar o código de acesso de cada seção sindical, enviado por meio da Circular nº 293/12 (confira o documento). Também foram enviadas orientações do CPD ANDES-SN que visam facilitar o preenchimento do formulário (confira no Anexo 2).

A pesquisa foi iniciada no ano passado, de 6 a 21 de dezembro e algumas seções sindicais já finalizaram as respostas naquele período.

 

 

Fonte: ANDES-SN, 21/3/13.

 


Coletânea de artigos


Home