GTPAUA convida para a plenária do Fórum do Meio Ambiente, Bioética e Bem Estar Animal

 

No próximo dia 8 de agosto, no período das 13h às 17h, no Quiosque da Associação dos Docentes, acontecerá a primeira plenária do Fórum do Meio Ambiente, Bioética e Bem Estar Animal, sob organização do GTPAUA – Grupo de Trabalho em Política Agrária, Urbana e Ambiental da ADUR-RJ. 

O objetivo é sistematizar as propostas encaminhadas pelos grupos de discussões do 1º Ciclo Animais na UFRRJ e Seropédica, que ocorreu no dia 18 de julho, reunindo diferentes professores, pesquisadores, estudantes, militantes e defensores dos direitos dos animais.  
 

Abaixo, veja as propostas encaminhadas pelas mesas redondas do Fórum, que serão apreciadas no dia 8 de agosto: 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
18 de julho de 2013 

GRUPO DE TRABALHO - ADUR-RJ EM POLÍTICA AGRÁRIA, URBANA E AMBIENTAL 

FÓRUM MEIO AMBIENTE, BIOETICA E BEM ESTAR ANIMAL 

MESA REDONDA SOBRE ANIMAIS SILVESTRES

  

MODERADORES:

            Diogo Joffily

            Carolina de Moraes Barbalho

            Elisa Manfrinato Justi

            Paulo Sergio de Oliveira Silva Junior 

 

ENCAMINHAMENTOS 

 

1-     Posicionamento institucional contra ações de extermínio e crueldade contra animais silvestres nos campi da UFRRJ;

2-     Criação e manutenção de uma equipe especializada para mapeamento e monitoramento de pontos de localização de colmeias e vespeiros, com manejo especializado quando localizados em áreas de risco. Disponibilização de um número de telefone para contato direto e possibilidade de atividades de programas de aprendizagem prática para os cursos de áreas afins;

3-     Dispor e manter placas em padrão federal (ABNT), para divulgar a ilegalidade da captura, manutenção e comércio de animais silvestres com base nas legislações vigentes;

4-     Levantamento das populações de vetores e realização do controle populacional com foco principal em zoonoses;

5-     Levantamento de populações de interesse ambiental e de saúde pública, com permanente monitoramento e controle;

6-     Proteção à flora melitófila e sua ampliação, para reduzir a investida de abelhas aos lixos;

7-     Divulgação da legislação vigente sobre caça pesca e tráfico de animais silvestres com instituição e manutenção de atividades de caráter fiscalizador;

8-     Controle de parasitas de interesse Médico Veterinário e de Saúde Pública com enfoque principal nas populações de carrapatos;

9-     Levantamento do risco zoótico nos campi, envolvendo animais silvestres, para controle epidemiológico;

10- Programas de proteção a espécies silvestres de interesse ecológico e ambiental;

11- Maior representatividade dos institutos das áreas ambientais e agrárias nos campi para avaliar a situação das populações de animais silvestres;

12- Placas de atenção sobre proteção a fauna silvestre implementadas nos campi;

13-Educação ambiental e divulgação de espécies venenosas e peçonhentas com a criação de um ponto específico e fixo para fornecer informações e realização de campanhas periódicas;

14-Programa contínuo de educação ambiental e divulgação de aspectos ligados a fauna silvestre, através de eventos educativos e programas específicos junto as escolas da região;

15- Incentivo e facilitação para elaboração e execução de projetos científicos, que envolvam questões relacionadas a fauna silvestre nos campi.

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
18 de julho de 2013 

GRUPO DE TRABALHO - ADUR-RJ EM POLÍTICA AGRÁRIA, URBANA E AMBIENTAL 

FORUM MEIO AMBIENTE, BIOETICA E BEM ESTAR ANIMAL 

MESA REDONDA SOBRE ANIMAIS DE PRODUÇÃO

 

MODERADORES:

Maria Cristina Lorenzon

Carlos Elysio Magalhães

Robert Oliveira de Macedo  

ENCAMINHAMENTOS 

Durante a mesa-redonda do GTPAUA – 1º Ciclo Animais na UFRRJ e em Seropédica, dois aspectos fundamentais nos reportam a solicitar um PROGRAMA INSTITUICIONAL PARA A FAZENDA DA UFRRJ.

Estes aspectos são:

- a falta de projetos que lancem a Universidade em um modelo competitivo e inovador no empreendimento agropecuário, que dignifique o ensino, a pesquisa e a extensão no ramo agrário.

- denúncias de falta de bem-estar aos animais de produção submetidos à sistemas de produção caótico, pífio, improvisado, obsoleto, que não se fazem representar no atual quadro produtivo agropecuário.

De acordo com as discussões presentes nesta mesa-redonda, abaixo discrimino aqueles encaminhamentos fundamentais para garantir melhorias à Fazenda Universitária.

Consensual

- elaboração de um PLANO DIRETOR da Fazenda Universitária, que norteie as principais as ações para elaboração de um PROGRAMA AGRÀRIO.

- diante das denúncias que cerceiam os problemas na Fazenda Universitária e da dificuldade de orientar os que desejam solução às mesmas, faz-se mister a criação de uma Ouvidoria que possa receber denúncias sobre a condição dos animais, do meio ambiente e do recurso humano envolvido nos setores da Fazenda Universitária. Sugestão ser sediada no Instituto de Zootecnia.

- divulgar qual é a atual hierarquia que é a responsável pela gestão da Fazenda Universitária. Atualmente, consideram que há desinformação sobre seus responsáveis e há dificuldades de se obter informações, entre outros.

- presteza nos processos que tratem de denúncias que envolvem crueldades sobre animais, inclusive nas PNR’s que apresentam animais de produção.

- garantir a segurança alimentar por meio da inspeção animal dos produtos de origem animal, em cumprimento à legislação pertinente.

- seguir as orientações prescritas pelo Ministério de Agricultura para melhoria das condições de bem-estar animal, e atendimento ao Programa Nacional de Sanidade Animal, tendo como guia o serviço de Defesa Agropecuário. Ver a possibilidade de se estender o atual Programa de Sanidade Animal do Instituto de Veterinária para a Fazenda Universitária, no sentido de dispor um serviço imediato e pontual para o controle de parasitos e patógenos.

- A necessidade do CONSU e CEPE em deliberar a proibição da participação da UFRRJ em eventos com rodeios e vaquejadas.

- deve-se ampliar a participação de professores e expertises junto à Fazenda (coordenação de produção), com representantes para grandes e pequenos animais.

- a Fazenda deve estender seu serviço de responsabilidade técnica às PNR’s circunvizinhas que disponham de animais de produção, já que o raio de bordadura permite a dispersão de patógenos e parasitos.

- O quadro atual de técnicos não permite o atendimento que requer a Fazenda Universitária. A contratação deve ser imediata de dois médicos-veterinários (“residentes”), para pequenos e grandes animais e dois zootecnistas (“residentes”) para pequenos e grandes animais. Sugere-se a consulta ao Hospital de Veterinária (IV-UFRRJ), para se dispor de visitas técnicas rotineiras. A contratação deve estipular a especialidades e as metas de desempenho a serem atendidas.

- as denúncias evidenciam que o rebanho apresenta-se em estado de magreza (especialmente os que vivem de pasto) e que isto deve ser resolvido de imediato. Sugere-se a redução do rebanho de acordo com o nível de disponibilidade de alimento e as condições de bem-estar dos animais da Fazenda Universitária.

- devem ser estabelecidas rondas rotineiras pelo Campus pelo setor de vigilância e os animais de produção livres devem ser dirigidos à Chefia. Os animais clandestinos devem ser encaminhados ao setor de apreensão da polícia federal.

Aprofundar /Polêmico

- elaboração de um PROGRAMA INSTITUCIONAL PARA A FAZENDA DA UFRRJ, que trace suas demandas, se alinhe às propostas de desenvolvimento local e regional e inove com a participação efetiva de professores, funcionários e alunos, tendo para sua construção o coletivo de expertises, das empresas-júnior e outras representações agropecuárias e ambientais da comunidade universitária.

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
18 de julho de 2013 

GRUPO DE TRABALHO - ADUR-RJ EM POLÍTICA AGRÁRIA, URBANA E AMBIENTAL 

FORUM MEIO AMBIENTE, BIOETICA E BEM ESTAR ANIMAL 

MESA REDONDA ANIMAIS DE COMPANHIA E COMUNITÁRIOS

 

 Sistematização feita pela professora Lia Maria Teixeira de Oliveira 

ENCAMINHAMENTOS:

 

DESTAQUE GERAL: Foi consenso a importância deste espaço sobre Animais de Companhia e Errantes (Comunitários no caso da UFRRJ para usar a orientação legal do palestrante prof. Daniel/ICHS) como um primeiro passo para se discutir e encaminhar idéias e ações ligadas aos animais nos Campi da UFRRJ; bem como sendo um espaço político que visa ampliar as possibilidades de debate geral e plural responsabilização de todos os segmentos da UFRRJ. 

PONTOS CONSENSUAIS

- CONTRA AÇÕES DE EXTERMÍNIO E OUTRAS DE CRUELDADE CONTRA OS ANIMAIS NOS CAMPI DA UFRRJ;

- ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR E DIRIGENTES DEVEM ASSUMIR PROTAGONISMO DOS ENCAMINHAMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DE UMA POLÍTICA AMBIENTAL INSTITUCIONAL CONTRA O ABANDONO ANIMAL ESTREITANTO AÇÕES PARA TRATAMENTO, BEM ESTAR ANIMAL E ENCAMINHAMENTOS PARA ADOÇÃO JUNTAMENTE COM A PREFEITURA DE SEROPÉDICA;

- FORTALECIMENTO ESTRUTURAL E DE PESSOAL URGENTE DO HOSPITAL VETERINÁRIO (HV) VISANDO INICIAR POLÍTICAS VOLTADAS PARA AÇÕES DEMOCRÁTICAS, LEGAIS E ASSOCIADAS À BIOÉTICA DE MODO QUE HAJA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE SAÚDE PÚBLICA E CLÍNICA GERAL NO CAMPUS SEROPÉDICA, MAS PRINCIPALMENTE DE ESTERELIZAÇÃO, QUE PARA TAIS ESTRATÉGIAS, O HV SE DEVE TER O HV FUNCIONANDO 24 HORAS;

- O APOIO DA GUARDA UNIVERSITÁRIA PARA OUVIDORIA, SEGURANÇA QUANDO TIVER INTERVENÇÕES DOS GRUPOS ORGANIZADOS DA UFRRJ E PARTICIPAÇÃO DE AÇÕES QUE VISAM ATENDER AS URGÊNCIAS MÉDICAS E DE RESGATE DOS ANIMAIS EM ESTADO DE ABANDONO E MAUS TRATOS DENTRO E NO ENTORNO DA UFRRJ.

- O CURSO DE DIREITO DEVE APOIAR OS GRUPOS PROTETORES COM PROGRAMAS DE APOIO JURÍDICO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS;

- DAR APOIO AOS ESTUDANTES QUE DECLAREM OBJEÇÃO DA CONSCIÊNCIA.

 

PONTOS POLÊMICOS

- COMITÊS DE ÉTICA NA PESQUISA E ENSINO COM ANIMAIS (Experimento e ensaio avaliado pela Comissão de ética e bem estar animal. Comitê de ética no uso de Animais)

– Lei Arouca. Experimentação avaliando as condições dos animais; Destino dos animais. Avaliar nível de sofrimento. Uso de métodoS substitutos.)

- ADOTAR A UTILIZAÇÃO DE MODELOS PARA AULAS PRÁTICAS;

 

PONTOS PARA APROFUNDAR

1) Garantir o direito da objeção da consciência

2) Educação humanitária no Ensino Superior e fim do uso de animais vivos no ensino ou que foram mortos para este fim

3) Ter ou não abrigos para atender casos de urgência médica/emergência (tipo pré e pós operatório)

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
18 de julho de 2013 

GRUPO DE TRABALHO - ADUR-RJ EM POLÍTICA AGRÁRIA, URBANA E AMBIENTAL 

FORUM MEIO AMBIENTE, BIOETICA E BEM ESTAR ANIMAL 

MESA REDONDA ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO E BIOÉTICA

Moderação e sistematização: Profs. Luis Mauro, João Telhado e Luciano Alonso 

ENCAMINHAMENTOS:

 

DESTAQUE GERAL: Foi consenso a importância deste espaço como um primeiro passo para discutir e encaminhar ações ligadas à bioética; ampliar as possibilidades de debate coletivo e plural.

 

PONTOS CONSENSUAIS

- CONTRA AÇÕES DE EXTERMÍNIO E OUTRAS DE CRUELDADE CONTRA OS ANIMAIS NOS CAMPI DA UFRRJ

 

 PONTOS POLÊMICOS

- COMITÊS DE ÉTICA NA PESQUISA COM ANIMAIS (Experimento e ensaio avaliado pela Comissão de ética e bem estar animal. Comitê de ética no uso de Animais – Lei Arouca. Experimentação avaliando as condições dos animais; Destino dos animais. Avaliar nível de sofrimento. Uso de método substitutos.)

-QUESTÃO DOS 3R COMO METODOLOGIA PARA VALIDAR EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL

 

PONTOS PARA APROFUNDAR

1) Garantir o direito da objeção da consciência

2) Educação humanitária no Ensino Superior e fim do uso de animais vivos no ensino ou que foram mortos para este fim

3) A necessidade do CONSU e CEPE em deliberar proibindo a participação da UFRRJ em eventos  com rodeios e atividades congêneres (prova do laço, três tambores, balizas, vaquejadas)

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home