Plano do Setor das Estaduais e Municipais traz Dia Nacional de Lutas
 

Como estratégia de intensificar a mobilização no Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES), os delegados do 32º Congresso do ANDES-SN deliberaram a realização de um Dia Nacional de Lutas. A atividade, marcada para 29 de maio, integra o Plano de Lutas do Setor aprovado na última plenária do Congresso, no sábado (9).

A data foi escolhida por ocasião da definição da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e irá marcar a defesa do financiamento e da autonomia das universidades estaduais e municipais.

Neste sentido, o plano aprovado indica a organização das lutas que buscam a aprovação de percentual específico do orçamento para os sistemas estaduais e municipais de ensino superior. Além de delinear a luta pela implementação de leis que definam a subvinculação orçamentária para este objetivo.

O fomento à criação de fóruns dos três segmentos (professores, técnicos e estudantes), bem como de fóruns estaduais das seções sindicais são outras ações que o ANDES-SN deve colocar em prática por meio de suas regionais. Já a coordenação do setor irá trabalhar pelo aprofundamento do debate acerca de temas como autonomia, democracia, financiamento, carreira e contrarreforma da previdência.

Os delegados deliberaram ainda pela realização do XI Encontro Nacional das IEES/IES, no segundo semestre deste ano, em Brasília. A planilha de despesas foi aprovada, podendo ser atualizada no 58º Conad, que será realizado em julho. Uma das questões pautadas para debate neste encontro é a discussão sobre movimentos populares que lutam pela federalização das IES.

A próxima reunião do Setor das IEES/IMES já foi convocada pela diretoria do Sindicato, para os dias 5 e 6 de abril, na sede do ANDES-SN em Brasília.

 

 

 

Fonte: ANDES-SN, 14/3/13.

 


Coletânea de artigos


Home