PM usa munição letal e prende mais de 100 pessoas no Rio de Janeiro


Durante ato em apoio à luta dos profissionais de educação e do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) no Rio de Janeiro, a polícia militar e a Tropa de Choque interviram e encaminharam cerca de 100 pessoas para a delegacia na noite da terça-feira (15). Destes, mais de 40 foram enquadrados na nova Lei de Organização Criminosa.

Uso de bombas de gás, arma de fogo e abuso de autoridade por parte da PM também foram registrados. Um jovem foi atingido por um disparo de arma letal. O rapaz está internado na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio. Segundo investigadores, a origem dos disparos não foi identificada.

O confronto iniciou por volta das 20h30 quando o Choque atirou bombas de gás lacrimogênio em manifestantes que estavam na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).  Enquanto isso, pessoas estavam aglomeradas nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, sede do Legislativo Municipal, do Theatro Municipal e da Biblioteca Nacional na Cinelândia gritando palavras de ordem. Em resposta, os black blocs quebraram bancos, telefones públicos, jogaram pedras e atearam fogo em um micro-ônibus da polícia.

Em seguida, outras bombas foram lançadas e a PM removeu as barracas da ocupação da Câmara dos Vereadores, que já tinha dois meses. De acordo com o perfil do Ocupa Câmara Rio no Facebook, tudo que havia no local foi retirado e colocado em um caminhão de lixo. Pelo menos um dos ocupantes perdeu tudo o que tinha, incluindo documentos. Segundo o Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH), a polícia não havia apresentado justificativa legal para a detenção em massa e a desocupação.

Só na 25ª Delegacia de Polícia, 44 pessoas foram presas enquadradas na nova Lei de Organização Criminosa em vigor desde o dia 9 de setembro deste ano, de acordo com uma advogada do DDH.

Outras pessoas passaram mal devido ao gás lacrimogênio e precisaram buscar abrigo. Algumas atendentes de um McDonald’s na Cinelândia foram levadas até um hotel para se abrigar. Ao chegarem, foram barradas pelos funcionários do local que estavam com as portas trancadas. Após insistência de outros manifestantes que se protegiam na entrada no estabelecimento, eles cederam. Uma delas mal conseguia parar em pé e teve de ser carregada. (Veja no vídeo abaixo)

 URL do vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=p_7QqhLq-jg

Prof Bloc 

O protesto que havia começado por volta das 17h na Candelária foi guiado por um caminhão de som no qual estavam educadores gritando palavras de ordem e discursando a respeito dos direitos da categoria. Adeptos da tática black bloc estavam no front do grupo que seguiu até a Cinelândia.

A professora aposentada Leila Holanda, de 57 anos, disse não se intimidar com a presença dos jovens. “Eu apoio completamente esses meninos do black bloc”, disse. No momento ela usava uma camisa preta com os dizeres “Black Prof”. “[As pessoas que julgam não veem] o que a polícia faz antes com estes meninos e meninas. Em nenhum momento eu vi eles atacando. Eu só vejo eles segurando a polícia para as pessoas poderem fugir.”

 URL do vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=b6UPi83-ZzY

 

Entre as reivindicações da categoria estavam o cancelamento imediato da votação do Plano de Cargos e Carreiras e Salários votado no dia 1º de outubro e o direito a manifestação dos profissionais de educação.

 

* Crédito dos vídeo: Isadora Stentzler

 

Fonte: Brasil de Fato, Isadora Stentzler, 16/10/13.

 

 


Coletânea de artigos


Home