Problema no quadro docente se agrava e Adufs discute com Reitoria da Uefs
 

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) reuniu-se com a Reitoria da universidade para discutir a situação de 14 professores selecionados, que estão trabalhando sem contrato e com pagamento por indenização. O debate, no entanto, acabou centrado no problema do atual quadro docente, que impede a realização de concursos e as promoções na carreira. A negativa do governo da Bahia em ampliar o quadro de vagas e autorizar os concursos públicos tem forçado a instituição a optar pelo processo de seleção para garantir professor em sala de aula.

Afrontando a autonomia universitária e mantendo o orçamento aquém das necessidades, o governo tem causado sérios prejuízos às universidades estaduais. Além da falta de vagas no quadro docente, que precisa ser redefinido através de um projeto de lei encaminhado pelo governador à Assembleia Legislativa, a morosidade da Secretaria da Administração (Saeb) e do Conselho de Política de Pessoal (Cope) em autorizar a nomeação e contratação de docentes tem levado a Uefs, em comum acordo com os Departamentos, a autorizar a entrada em sala de aula de professores selecionados sem a devida contratação, se estes assim aceitarem.

Na reunião com a Reitoria, o diretor da Adufs Elson Moura informou que a entidade reuniu-se com alguns dos professores que enfrentam o problema e reforçou a preocupação com a possibilidade de naturalização desta situação, que precariza ainda mais o trabalho docente. Em 2012, a Associação também tratou da mesma questão com a Reitoria e os professores envolvidos.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Rubens Alves, relatou que a instituição resistiu em autorizar a entrada dos professores em sala de aula sem contrato. “Chegou o momento em que ou liberamos o profissional para trabalhar, ou o semestre letivo seria inviabilizado”, justificou, informando que a situação é desconfortável para a universidade, os docentes e os alunos.  

Cancelamento do semestre

O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da Uefs (Consepe) encaminhou à Secretaria Estadual da Educação (SEC) um documento relatando a impossibilidade de iniciar o semestre de 2013.2, caso o governo não viabilize a imediata contratação dos professores selecionados e, sobretudo, a ampliação do quadro de vagas efetivo, que está esgotado em todas as classes.

A situação compromete o planejamento e as ações acadêmico-institucional das pró-reitorias, dos departamentos e dos colegiados.

 

* Com edição do ANDES-SN, 6/8/13.

 

 

 

 

Fonte: Adufs - Seção Sindical

 


Coletânea de artigos


Home