Professor da UFRRJ participa de eventos que preparam mobilização nacional dos servidores públicos
 

A necessidade de aprofundar o debate e construir a unidade na luta em defesa do serviço público e do direito de greve no funcionalismo reuniu no dia 19/2 diversas entidades dos servidores públicos dos três entes federativos em um seminário na Câmara dos Deputados. O evento contou com a presença de cerca de 600 participantes, das mais diversas categorias do setor.


O debate foi organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais e a mesa contou com a participação de representantes do Departamento Intersindical do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (DIAP), Advocacia Geral da União (AGU) e das centrais sindicais. Professor do DGEO/UFRRJ, Heitor Mothé (foto) representou a ADUR-RJ.  

 

Anulação da Reforma da Previdência

Nas falas de abertura, o 1º vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch, apresentou em nome do Fórum dos SPF o cartaz da campanha pela anulação da Reforma da Previdência, que já disponível na sede da ADUR-RJ.

“Nos unimos em torno desta causa e a campanha está nas ruas. Se sociedade não se mobilizar, dificilmente haverá conseqüência prática do julgamento do Mensalão, que repercuta na anulação da Reforma da Previdência. Conclamamos as entidades a promover o debate em seus estados e municípios e dar ampla divulgação à campanha”, disse o diretor do Sindicato Nacional. 

A cobertura do evento pode ser lida em http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=5825
 

Espaço de Unidade de Ação aponta semestre de agitação e engajamento na luta

Na tarde daquele dia, o Prof. Heitor Mothé também participou da reunião do Espaço de Unidade de Ação, que deu continuidade aos preparativos da jornada nacional e da marcha que ocorrerá em Brasília, no dia 24 de abril. Na reunião foram aprovados os materiais unitários de convocação da jornada, que serão impressos nos próximos dias e enviados para as entidades.


O mês de março deve ser um período de intenso trabalho nos estados e municípios, com a ampla divulgação do manifesto unitário e muita agitação nas bases das categorias de trabalhadores e movimentos sociais. Esse trabalho deve ser combinado com o início da organização das caravanas de todo o país, a continuidade dos seminários e atividades com todos os setores dispostos a intensificar a jornada.
As entidades presentes ao encontro deliberaram também, como ato político anterior à marcha, protocolar a pauta unitária do movimento na presidência dos três poderes federais. O objetivo é também reivindicar uma audiência com o governo, esperando que ela aconteça no próprio dia 24/4, quando os servidores públicos esperam algum posicionamento do Executivo às demandas dos trabalhadores.

 

Fonte:  ANDES-SN

 

Campanha Unificada SPF foi lançada dia 20/2. Governo não atendeu representantes sindicais

Dando continuidade a agenda de lutas do Fórum dos SPF, representantes das entidades dos servidores se reuniram no dia 20/2 em frente ao Ministério do Planejamento para realização do ato público de Lançamento Oficial da Campanha Unificada 2013. O ato foi marcado pela negativa da ministra Miriam Belchior em receber os sindicatos e centrais sindicais que compõem o Fórum Nacional dos SPF.

O pedido de audiência com a ministra foi feito no dia 20 de janeiro, data do protocolo da pauta de reivindicações dos servidores. Os representantes das entidades realizaram uma manifestação em frente ao MPOG com uma série de denúncias sobre o descaso do governo com os trabalhadores do serviço público, incluindo o descumprimento de acordos firmados em 2012 com algumas entidades. 

Fonte: ANDES-SN

 


Coletânea de artigos


Home