Revista Veja agride Programa de Estudos da Uerj
 

Bem ao feitio de sua linha editorial, um colunista da Veja publicou recentemente no seu blog, hospedado na página da revista, comentários ofensivos ao Programa de Estudos de América Latina e Caribe (Proealc) da Uerj. Entre outros impropérios, o colunista acusa o Proealc de “proselitismo”, baseando-se para isso no conjunto de atividades elencadas na página do Programa na internet. Atividades afins à proposta do Programa como “realizar pesquisas de caráter interdisciplinar sobre a realidade sociocultural, econômica e histórica dos países latino-americanos”, são, para o colunista, “fazer lobotomia” e “sustentar militante do Psol”(sic) com dinheiro público.

Colunista feriu a Uerj, afirma coordenadora do Proealc

Procientista e bolsista do CNPq há mais de uma década, a coordenadora do Proealc, Silene Freire, afirmou para a imprensa da Asduerj que o texto publicado no blog da revista é “um desrespeito às universidades públicas, à democracia e à pluralidade”. Para a pesquisadora, o colunista feriu “os pesquisadores do Proealc, a Uerj e todos os que são comprometidos com a América Latina e a defesa dos Direitos Humanos”.

A docente recebeu mensagens de solidariedade de pesquisadores de todo país. Em algumas delas, foi lembrado que, recentemente, uma ação judicial determinou a suspensão das atividades de um programa de extensão que incorporava um Núcleo de Estudos Marxistas e outras atividades na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), após uma reportagem do Fantástico. “Esta avalanche neoconservadora é bem preocupante”, apontou uma professora da UFRJ. Para outra docente da mesma instituição, o texto do colunista da Veja é “um ataque ao espírito crítico, à liberdade de expressão e aos mais básicos preceitos da sociabilidade até no marco da sociedade burguesa”.

 


Clique aqui para acessar esta página e seus links...

 

 

Fonte: ASDUERJ,

 


Coletânea de artigos


Home