SERVIDORES PÚBLICOS PROMETEM GREVE PARA 2014

Justificativa é de que o governo não cumpre acordos assinados em 2012
 

Insatisfeitos com as frequentes postergações do governo federal no que tange aos tópicos firmados com as categorias na greve de 2012, os servidores públicos federais (SPF) já se organizam para promover um novo movimento grevista no próximo ano. Visando paralisar ainda mais trabalhadores que no ano passado, quando 80 mil funcionários cruzaram os braços, as categorias do funcionalismo parecem ter motivos para se preocupar.

Segundo análise realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o governo federal deverá prosseguir, em 2014, com a política de desonerações, que prejudicam o investimento em áreas sociais. O departamento frisa que, ao longo de 2012 e início de 2013, a postura adotada pelo governo com a finalidade de diminuir o impacto da desaceleração mundial sobre a economia interna foram medidas de estímulo ao investimento privado.

O estudo técnico do órgão, que pode ser lido aqui, ainda mostra que a solicitação da antecipação da parcela de reajuste prevista para 2015 deverá fazer parte das bandeiras de luta dos servidores.

Quando paralisaram em 2012, os trabalhadores do serviço público firmaram com o governo o Termo de Acordo nº 11, onde a pasta se comprometeu a fazer as reuniões para propor soluções a 10 tópicos da lista de pleitos, entre eles a racionalização de cargos e a reestruturação e criação de carreiras. Isso inclui, por exemplo, casos como o da Imprensa Nacional, que não tem concurso público desde 1985.

Além disso, a pauta envolve a extensão da gratificação de qualificação para mais categorias e a fixação de um bônus a servidores que atuam em locais de difícil acesso. Como proposta de reajuste, as categorias aceitaram o apresentado pelo governo – que no início do movimento paredista negava-se ao diálogo: reajuste linear de 15,8% (dividido em três vezes, entre 2013 e 2015).

 

Fonte: Diário de Pernambuco
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
16/10/13.

 


Coletânea de artigos


Home