59º CONAD atualizou plano de lutas da categoria e deu posse a nova gestão do Sindicato Nacional
     
 

 

O 59º Conad aconteceu em Aracaju (SE), no período de 21 a 24 de agosto, com o tema: “Luta em defesa da educação: autonomia da universidade, 10% do PIB exclusivamente para a educação pública”. O evento reuniu 202 participantes de 58 seções sindicais, sendo 46 delegados e 117 observadores, além 33 diretores e seis convidados. A ADUR-RJ foi representada pelos professores Alexandre Mendes, Heitor Fernandes, Luciano Alonso e Wellington Silva.  

Na ocasião, foram feitas análises e discussões sobre a conjuntura política atual, com destaque para o acirramento da crise econômica, que tem efeito direto na retirada de direitos da classe trabalhadora. Os participantes também enfatizaram os conflitos internacionais, com destaque para o genocídio do povo palestino.

Durante o 59º Conad, foram atualizados os planos de luta do ANDES-SN. Neste mesmo evento, a nova Diretoria do Sindicato Nacional, eleita para o biênio 2012/2014, tomou posse.  
 

Atualização do Plano de Lutas 

Nove Textos de Resolução (TR) foram aprovados durante plenária que debateu e deliberou sobre o Tema II - Avaliação e Atualização dos Planos de Lutas: Educação, Direitos e Organização dos Trabalhadores. Foram discutidos os desafios organizacionais do Sindicato Nacional diante das mudanças provocadas nos locais de trabalho pela expansão das universidades, via implantação de multicampi, do ensino à distância e precarização das condições de trabalho.

Os delegados aprovaram a realização do Seminário Nacional sobre a estrutura organizativa do ANDES-SN, nos termos definidos pelo 33º Congresso (realizado este ano em São Luís – MA). O encontro acontecerá nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro. Os textos preparatórios do Seminário comporão um caderno de textos. A data limite para envio de contribuições é 9 de outubro.“A realização desse seminário, para esse período, é muito importante, porque a vai subsidiar exatamente a diretoria e as seções sindicais para apresentar possíveis mudanças estatutárias, inclusive para o ANDES-SN permanecer firme nos propósitos de organização pela base e como representante do conjunto dos trabalhadores docentes das Instituições de Ensino Superior”, avalia Andre Guimarães, 1º vice-presidente da Regional Norte II, que dirigiu a mesa da plenária.

O diretor do ANDES-SN destacou ainda que, no âmbito das políticas educacionais, a plenária deliberou por um plano de lutas que dá continuidade ao trabalho que a entidade vêm construindo no último período e que culminou na realização do Encontro Nacional de Educação (ENE), em agosto no Rio de Janeiro. “Aprovamos para dentro do movimento docente do ANDES-SN e também para a articulação com outras entidades os encaminhamentos tirados no ENE”, comentou.

A plenária debateu e aprovou ainda planos de lutas relacionados à Ciência & Tecnologia, no sentido de fortalecer o enfrentamento ao processo de privatização nesse setor, aprofundar o debate em relação aos direitos dos povos originários. Os delegados aprovaram a planilha para a realização, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, do Seminário Nacional sobre os Povos Indígenas.

Em relação ao tema de Seguridade Social e Assuntos de aposentadoria, o Conad avançou na atualização do plano de lutas, em especial no enfrentamento da Ebserh e outras formas de privatização da previdência social em geral, mas também a luta pela aprovação da PEC 555 que beneficia diretamente os docentes aposentados.

Foi aproava a deflagração de uma campanha nacional de divulgação do endividamento e pauperização dos trabalhadores, inclusive dos professores das IES. Foi, inclusive, denunciada a utilização de dados do Siape dos professores por financiadoras de crédito.

 

Posse da gestão 2012/2014 

Ao se despedir da presidência (gestão 2012/2014), Marinalva Oliveira elencou os desafios enfrentados pela diretoria, que assumiu o Sindicato Nacional em meio às fortes greves protagonizadas pelo Setor das Federais e por várias universidades estaduais, além da maior greve unificada dos servidores públicos federais da última década. “Nessa conjuntura, o ANDES-SN ainda enfrentou um quadro adverso no que se refere à sua organização sindical, tema este enfrentado pelo sindicato nacional em conjunto com a categoria, resultando em intensificação de nossa inserção e ação na categoria, associadas às alterações estatutárias para permitir uma participação e maior presença de segmentos da categoria docente no SN. Também avançamos em ações jurídicas na defesa da legitimidade e legalidade do ANDES-SN, a categoria respondeu com organização e disposição política ao desafio de consolidar o SN na base, inclusive nas disputas locais com representação oficial do governo na categoria”, ressaltou.

Na sequência, foram empossados os 83 membros da diretoria para o biênio 2014/2016.  Os professores Wellington Augusto da Silva (CTUR) e Marco Antonio Perruso (Trog, do ICHS) compõem a Diretoria da Regional Rio de Janeiro, respectivamente como 1º Tesoureiro e 2º Vice-Presidente. Confira a nominata em: http://www.andes.org.br/andes/print-estrutura.andes

Paulo Rizzo, que assumiu a presidência do Sindicato Nacional, ressaltou a importância do 59º Conad na atualização do plano de lutas, no momento em que se discute repensar o processo organizativo da entidade. Lembrou que o ANDES-SN não é um sindicato pronto e que está em constante processo de reorganização, diante dos novos desafios e ataques impostos a categoria docente, com a mercantilização e monopolização da educação, que expõe os docentes às situações aviltantes de exploração da sua força trabalho. 

Em seguida, foi feita uma homenagem ao professor Márcio Antônio Oliveira (Apes-JF), que já presidiu a entidade e é uma destacada referência no movimento docente. O momento simbolizou não somente um agradecimento de todos que estavam deixando suas funções na diretoria, mas também daqueles que estavam chegando.

 

Lançamento da Revista Universidade e Sociedade

Foi lançada a 54ª edição da revista Universidade e Sociedade, publicada pelo ANDES-SN, tendo como tema: “50 anos do Golpe Militar – Dores, Sonhos e Resistência: uma história inacabada”. 

O Secretário-geral da gestão 2012/2014, que encerrou seu mandato na abertura do encontro, Márcio de Oliveira, fez a apresentação da revista em nome da comissão editorial e afirmou que o conjunto de artigos contidos neste volume compõe um importante documento para ser propagado nas universidades e também para a sociedade. “Esta é uma luta política necessária, que faz parte do projeto de democracia que perseguimos. Essa revista é um importante instrumento nessa disputa”, ressaltou.

 

Vitória (ES) será a sede do 60º Conad

A capital capixaba, Vitória, foi escolhida pelos delegados do 59º Conselho do ANDES-SN (Conad) para sediar a próxima edição do encontro, em 2015.  A apresentação da proposta foi feita pela delegação da Seção Sindical da Universidade Federal do Espírito Santo - Adufes. Para a professora Cenira Andrade, diretora da Adufes, levar o Conad para o Espírito Santo “vai possibilitar atrair novos companheiros para a militância bem como dar visibilidade para o nosso trabalho sindical”.

 

 

Fonte: ANDES-SN e ADUFRJ. Com edição da ADUR-RJ

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home