Assembleia histórica deflagra greve de docentes por tempo indeterminado na Uenf
 

Categoria exige 86,7% de reposição de perdas salariais e o pagamento de 65% para remuneração do regime de Dedicação Exclusiva

Em assembleia histórica, que contou com a presença de mais de 120 docentes, foi aprovada por unanimidade a deflagração de greve por tempo indeterminado na Universidade Estadual do Norte Fluminense, a partir desta quinta-feira (13).  

Os professores ratificaram a pauta de reivindicações de 2013, que já foi encaminhada ao governo do Rio de Janeiro, que destaca dois pontos: reposição de 86,7% das perdas salariais relativas ao período entre 1999 e 2013; e pagamento de 65% pelo regime de Dedicação Exclusiva.

A decisão unânime pela deflagração da greve é resultado de grande indignação dos docentes da Uenf em relação ao tratamento desrespeitoso do governo Sérgio Cabral em relação às demandas da categoria. Nos últimos três anos, o movimento dos professores da Uenf tentou por diversas vezes negociar com o governo estadual, sem que houvesse qualquer avanço.

A assembleia decidiu ainda adotar a cor laranja para simbolizar o movimento de greve em referência à luta dos garis da Comlurb, que recentemente conquistaram uma importante vitória contra a prefeitura do Rio de Janeiro, também comandada pelo PMDB do governador Sérgio Cabral.

O Comando de Greve formado ao final da assembleia dos professores se reunirá já nesta quinta-feira para tomar decisões sobre o encaminhamento de greve.

 

* Com informações da Aduenf - Seção Sindical

 

 

 

Fonte: ANDES-SN, 13/3/14.

 


Coletânea de artigos


Home