Carta à Reitoria e ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRRJ

 

A UFRRJ vive uma crise política e infra-estrutural. Nesta conjuntura, temos uma oportunidade histórica de discussão dos problemas de nossa universidade e das soluções que permitirão uma perspectiva de futuro, hoje tão distante do horizonte de possibilidades reais.

Esta é uma crise de gestão, mas as contradições que precisamos enfrentar vão muito além do grupo ou dos indivíduos que dirigiram e dirigem a universidade. Estamos falando de uma crise de concepção e práticas administrativas, que não é recente e, ao contrário de ter sido causada pelo REUNI, explica o modo como o PRE-UFRRJ foi construído e implementado. 

O principal elemento da crise é a centralização das informações e decisões político-administrativas relacionadas ao pessoal e aos recursos da universidade. Falta transparência e participação direta da comunidade universitária na definição de prioridades e no controle dos processos administrativos que vão desde a programação até a finalização da despesa.

À ADUR, enquanto entidade sindical, não cabe ocupar espaços administrativos, mas sim estar em todos os espaços reivindicando a ampliação de direitos para os docentes e para toda a comunidade universitária. A democratização da universidade é pauta de nosso sindicato, tanto em âmbito local quanto nacional.

Em razão do que expomos acima e pela necessidade urgente em adequarmos o planejamento e execução orçamentária, EXIGIMOS:

1.                 Transparência do orçamento da UFRRJ oriundo do MEC;

2.                 Transparência e construção coletiva da matriz de alocação orçamentária que leve em conta, em caráter emergencial, as demandas das unidades acadêmicas;

3.                 Ampliação da participação da comunidade nos processos de decisão da Administração Superior;

4.                 Identificação dos responsáveis por cada uma das ações relativas à infraestrutura apresentadas ao CONSU no dia 08/4/2014 e garantir o método de resolução dos problemas de trabalho em reuniões abertas.

Diretoria da ADUR em reunião ampliada com Conselho de Representantes

Seropédica, 09 de abril de 2014.

 

 


Coletânea de artigos


Home