Comitê de Mobilização da UFRRJ divulga abaixo-assinado pela readmissão de terceirizados da empresa Digna

 

O Comitê de Mobilização da UFRRJ, constituído por docentes, técnico-administrativos e estudantes, com o apoio da ADUR-RJ e do SINTUR-RJ, elaborou um abaixo-assinado para declarar apoio aos sessenta trabalhadores demitidos pela “Empresa Digna”, responsável por serviços de terceirização, que cometeu uma série de irregularidades que culminaram com o cancelamento do contrato de prestação de serviços de limpeza.  

Pelo documento, exige a imediata (re) contratação dos trabalhadores demitidos, pela nova empresa licitada pela Universidade Rural, salientando que todos foram vítimas de desrespeitos e abusos por parte da empresa e da instituição. Muitos deles não podem sequer ter acesso ao seguro desemprego porque a empresa Digna mantinha-os em situação irregular. O mesmo abaixo-assinado exige ainda a criação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com garantia de não perseguição aos trabalhadores. Pede ainda que sejam respeitados os direitos trabalhistas. Como nos casos de terceirização há responsabilidade subsidiária da instituição que recebe os serviços, vale lembrar que a UFRRJ ainda pode vir a arcar com as obrigações trabalhistas caso a Digna não corrija as irregularidades.  

De acordo com a petição do Comitê, a UFRRJ, por meio de representante de sua Administração Central, prometeu aos trabalhadores que todos seriam aproveitados. Contudo, sessenta deles não foram contratados, segundo o argumento de que “não se encaixavam no perfil e no critério da empresa”. Para o Comitê, esses critérios não estão claros.

  • Para assinar a petição on-line acesse aqui.   
     

Ato em defesa dos desempregados 

O mesmo Comitê de Mobilização também organiza um ato público, em Seropédica (praça do Km 49), no próximo dia 16 de setembro (terça-feira), a partir das 16 horas, para defender a contratação dos trabalhadores demitidos pela empresa Digna e o direito de organização desses trabalhadores em seu local de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home