Mobilização da comunidade acadêmica do IT e PQ contra a precarização da UFRRJ

 


Insatisfeitos, alunos se mobilizam
e criam aulão-manifestação

 

Discentes e docentes se reuniram na tarde dessa segunda-feira (07/04) para protestar contra o descaso com os Institutos da Universidade. Principalmente com o Instituto de Tecnologia e o Pavilhão de Química. A manifestação foi organizada pelo COMDAC IT-PQ, uma comissão dos Diretórios Acadêmicos dos cursos pertencentes aos departamentos localizados no IT e no PQ que traz o objetivo de unificar os cursos e mobilizar os estudantes acerca dos problemas da Universidade.

Restruturação elétrica e hidráulica, segurança nos laboratórios, projeto de inovação tecnológica, banheiros adequados, são algumas das exigências dos alunos. Segundo Nathan Carlo, membro do COMDAC, o Instituto de Tecnologia possui grandes rachaduras, não tem banheiro, nem água e alguns auditórios estão interditados. No pavilhão de Química, a sala principal está interditada, e não há salas suficientes para as aulas, entre vários outros problemas.

Professores deram aulas no gramado do Pavilhão Central (P1), alunos levaram faixas e cartazes simbolizando sua revolta. O Instituto de Tecnologia está interditado desde março desse anopor conta de problemas de Infraestrutura e vazamentos de gás. O estudante Dhiego Santos, 6º período de Engenharia de Alimentos e presidente do COMDAC, afirma que esse problema já possui vários anos.

Os participantes do movimento se dirigiram até o auditório em que estava ocorrendo o CONSU, e exigiram uma solução da Reitora, através de palavras de ordem. Ana Dantas e o vice Reitor, Eduardo Callado, apareceram e tentaram responder aos protestantes, mas a resposta foi considerada insatisfatória. Após grande protesto e demonstração de revolta, o COMDAC conseguiu marcar reunião com a administração Central para a próxima segunda-feira (14/04).

Dhiego Santos afirma a existência de mais de 20 memorandos enviados a Reitoria sobre a situação do IT e PQ, porém mesmo assim Callado alegou em Assembleia do PQ que eles não tinham conhecimento sobre o assunto.

 

 


Pavilhão de Química da UFRRJ, com parte do reboco do teto derrubado por conta das infiltrações constantes no telhado.

 

 

 Fontes: COMDAC IT-PQ

 


Coletânea de artigos


Home