Diretoria da ADUR-RJ participa de reunião do Departamento de Química e conclama professores à mobilização por melhores condições de trabalho

 

Dia 14 de maio, os professores Alexandre Mendes e Heitor Fernandes participaram da reunião do Departamento de Química. Eles conclamaram os professores a participarem da assembleia marcada para o dia seguinte e lembraram que estão atentos às demandas por melhores condições de trabalho. Por iniciativa da Chefe de Departamento, professora Andressa Esteves, foi reservado um momento, ao final da pauta, para que a diretoria da ADUR-RJ pudesse conversar com os docentes que recentemente protagonizaram uma paralisação em função da extrema precariedade das instalações do Pavilhão de Química.

Veja mais em: http://www.adur-rj.org.br/5com/pop_2014/pavilhao.htm

Logo no início reunião, os diretores distribuíram a última edição do ADUR Informa (nº162), os encaminhamentos da Plenária do IZ, a "Nota da Diretoria da ADUR-RJ sobre as normas de promoção à classe de professor titular do MS e do EBTT" e a "Moção de Apoio à luta por condições de trabalho e estudo na UFRRJ".

O professor Alexandre Mendes apontou a necessidade de uma reaproximação entre a Seção Sindical e os docentes, para garantir a mobilização pelas condições de trabalho. “A qualidade da resposta da ADUR-RJ aos graves problemas do DEQUIM depende da mobilização das professoras e professores, pois a diretoria não terá, sozinha, poder de pressão sobre a Reitoria”, afirmou. O professor Heitor Mothé lembrou as mobilizações do Departamento de Geociências e ressaltou a ligação entre os problemas locais da Rural e a política educacional do governo. 

Vários docentes se inscreveram para tentar avaliar quais seriam os próximos passos da luta pela recuperação do PQ e da infraestrutura para atendimento dos diversos cursos de graduação no DEQUIM. Também foi apontada a necessidade de discutir com a Reitoria e com o Comando de Greve do SINTUR-RJ a reposição de aulas práticas afetadas pela greve dos técnico-administrativos. Professores e professoras entendem que não é possível ministrar as aulas sem o apoio dos técnico-administrativos, sob pena de colocar em risco a segurança dos estudantes, ainda mais em um cenário de sucateamento dos laboratórios. Problemas relacionados à falta de insumos para o trabalho em sala de aula também foram objeto da discussão.

Como encaminhamento, foi aprovado que a ADUR-RJ solicitaria audiência com a Reitoria para tratar dos problemas relativos às aulas práticas do DEQUIM e às condições de trabalho no PQ. A Diretoria da ADUR-RJ também requererá a presença das entidades estudantis e do Comando de Greve do SINTUR, dada a importância do tema para a formação dos estudantes e a necessidade de respeito integral ao direito de greve dos técnico-administrativos.

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home