Estudantes de medicina veterinária exigem melhores condições de estudo
 

 


Estudantes mobilizados no Gabinete do Vice-Reitor

 

No final da manhã de 16/04/2014, quarta feira, cerca de 150 estudantes do curso de medicina veterinária se reuniram no saguão do prédio do Instituto de Veterinária (IV), para organizar uma manifestação contra as péssimas condições de infraestrutura para o funcionamento do curso.

Uma marcha foi organizada e os estudantes se dirigiram até o Pavilhão Central, juntamente com alguns professores, cantando palavras de ordem, com a intenção de protestarem diretamente na Reitoria, a fim de mostrar a indignação por tantas mazelas no funcionamento da Universidade. O grupo foi recebido pelo Prof. Eduardo Mendes Callado (vice-reitor). A Reitora, professora Ana Dantas, se encontrava em Brasília no momento da manifestação.

O contexto para a indignação se deu na suspensão de aulas práticas em setores que vão da área básica, ao ciclo profissional do curso. O estopim para o levante dos estudantes foi a impossibilidade de continuidade das atividades letivas nas instalações do IZ, onde funciona a Área de Reprodução Animal. Segundo estudantes e professores daquele setor, faltam medicamentos e insumos, além da precarização das instalações, inclusive com entupimento da rede de esgoto, o que ocasiona alagamento, mau cheiro e risco à saúde humana e dos animais do local, problema antigo que nunca foi solucionado.

Outros setores onde são ministradas aulas para o curso de Medicina Veterinária, como a Anatomia Animal (IB) e a Clínica de Animais de Grande Porte (IV), também se encontram paralisados por problemas estruturais e de pessoal, inclusive ilegalidade por parte das empresas terceirizadas, na gestão dos terceirizados, ao negarem sistematicamente direitos aos trabalhadores. Recentemente, o IT e o DEQUIM, que também atuam no curso, estiveram com atividades suspensas pela precarização e risco de permanência nos locais de trabalho e estudo.

Os estudantes agendaram uma Assembleia para o final da tarde e uma reunião com a Reitoria para o dia seguinte (17/04/2014), ocasião em que a pauta será detalhada e espera-se um posicionamento da administração superior que direcione para a resolução definitiva dos graves problemas apontados.

 

Fonte: Imprensa da ADUR-RJ

 

 


Coletânea de artigos


Home