Falta de estrutura gera crise na unidade Santana do Ipanema da Ufal

 

Há quase cinco anos, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pôs em funcionamento uma unidade na cidade de Santa do Ipanema, a cerca de 200 quilômetros da capital Maceió. A unidade, que integra o campus Sertão da Ufal, no entanto, não apresenta condições estruturais mínimas para atividades de ensino, pesquisa e extensão. A evasão de estudantes já passa de 50% e o prédio que sediaria a universidade nunca saiu do papel, conforme denunciam estudantes e docentes da instituição.

Exigindo a retomada das obras que construiriam a Ufal na cidade, os estudantes da unidade Santana do Ipanema entraram em greve. A Associação dos Docentes da Ufal – Seção Sindical do ANDES-SN (Adufal-SSind) se somou à luta e tem realizado ações junto à reitoria da universidade para que o edital de construção da unidade, deixado de lado quando a empresa responsável pela obra foi à falência, volte a ser encaminhado. A administração da Ufal, porém, ainda não tomou qualquer medida para solucionar os problemas.

Segundo Antônio Passos Lima Filho, diretor da Adufal, a situação da unidade Santana do Ipanema é séria e deve ser tratada como prioridade pela comunidade acadêmica da Ufal. “Temos encampado a luta de Santana do Ipanema. A unidade é um projeto mal sucedido da universidade. Desde que a empresa responsável pelas obras faliu, a unidade nunca saiu do papel”, afirma o docente. Sem espaço físico próprio para funcionar, a Ufal ocupa parte de uma escola de ensino fundamental e médio da cidade.

Um documento publicado pelo Centro Acadêmico de Economia (Caeco) de Santana do Ipanema explicita alguns dos problemas que a comunidade enfrenta. Nele, o CA afirma que em meados de 2011, após as lutas da comunidade foi iniciado um processo para a construção das obras da unidade, mas verificou-se que o projeto não atendia as necessidades da comunidade: sem auditório, restaurante universitário, casa do estudante e espaços que possibilitassem, por exemplo, a oferta de futuros cursos de pós-graduação. Segundo o documento, seguem estudando na Ufal de Santana do Ipanema apenas 42% dos estudantes matriculados. Além disso, a unidade conta apenas com 12 docentes para ministrar 49 disciplinas, o que faz com que cada professor tenha que, em média, ministrar 5 disciplinas, fora as demais atividades acadêmicas.

Sem respostas por parte da reitoria, os estudantes entraram em greve. Afirmam que voltam às aulas quando um cronograma de construção da unidade seja definido oficialmente. A Adufal, de acordo com Antônio Passos Lima Filho, se organiza para preparar reuniões com a comunidade acadêmica de Santana do Ipanema para pensar as próximas ações conjuntas ainda essa semana.

 

  • Leia aqui o documento escrito pelo Caeco.

 

 

Fonte: ANDES-SN, 30/7/14.

 

 


Coletânea de artigos


Home