Manifesto em relação à votação da Ebserh realizada na UFPR

Manifestamos, mais uma vez, nosso repúdio à forma autoritária, arbitrária e antidemocrática com a qual as reitorias e os poderes públicos vêm conduzindo os processos no interior das Universidades Públicas, principalmente no tocante à implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Processo esse que expressa a faceta mais patente da privatização dos hospitais universitários e da deterioração das relações de trabalho em seu interior.


No dia 28 de agosto de 2014, o Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Paraná, foi convocado para decidir sobre a entrega do Hospital de Clínicas à EBSERH. Os movimentos em defesa da saúde e educação públicas lançaram um chamado à comunidade acadêmica da UFPR para participar de um ato público em defesa do Hospital de Clínicas, ato este que foi reprimido pela ação violenta de policiais federais, inclusive com o uso de bombas e balas de borracha contra os manifestantes.


O uso desnecessário de violência com o claro intuito de impedir a livre manifestação e as denúncias sobre os efeitos deletérios da EBSERH têm sido uma constante. Reforçamos a ideia de que essas ações favorecem o projeto privatista que transfere recursos públicos para a iniciativa privada, ao mesmo tempo em que, reforça o cerceamento às manifestações e denúncias em relação à aguda precarização das condições de trabalho.


A forma como se deu a reunião do Conselho Universitário da UFPR, com ausência de conselheiros impedidos de entrar, duas plenárias realizadas em locais diferentes e a inaceitável votação por telefone atestam, ainda mais, a arbitrariedade e o autoritarismo da forma como vem sendo conduzida a questão. O ocorrido na UFPR não é um fenômeno localizado, explicita uma política mais geral e precisa ser combatido, pois põe em risco a democracia no interior da universidade ao passo que criminaliza a luta por uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.

 

Assinam: ANDES-SN/SR-RJ - ADCEFET-RJ - ADUFRJ – ADUFF – ADUNIRIO – ASDUERJ – ADUEZO

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home