Marcha realizada por Servidores Federais em Brasília exigem melhorias no serviço público


Na última quarta-feira (07/05), mais de cinco mil trabalhadores participaram da Marcha dos Servidores Públicos Federais (SPFs), em Brasília. As principais reivindicações foram a luta por serviços públicos de qualidade, contra as privatizações e pela valorização do funcionalismo federal.

O ato reuniu trabalhadores de diversas categorias representadas no Fórum das Entidades Nacionais dos SPF. O protesto fechou pistas da Esplanada e seguiu para o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), onde as delegações da Fasubra e do Sinasefe se encontravam, desde a madrugada, trancando as entradas do prédio. Tal atitude forçou o governo federal a se reunir com as entidades em greve. Sérgio Mendonça, secretário do MPOG, e o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller, receberam uma comissão formada por coordenadores e representantes dos Comandos Nacionais de greve. Os manifestantes conseguiram o compromisso de resposta às pautas das categorias no prazo de 15 dias, e uma nova reunião foi marcada para 22 de maio.

Os trabalhadores se dirigiram em direção ao acampamento da Fasubra, onde o ato foi encerrado. Avaliaram a manifestação e aprovaram encaminhamentos para as próximas ações. No calendário, foram incorporadas as mobilizações nos dias 15 de maio (Dia Internacional de luta contra as remoções promovidas pela Copa do Mundo) e 12 de junho, quando ocorrerá o primeiro jogo do campeonato mundial. Também foi agendada uma nova reunião do Fórum dos SPF para o dia 20 de maio, em Brasília.

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home