MPF quer retratação do SBT por defender tortura em telejornal

 

Comentários de jornalista violam a dignidade da pessoa humana e direitos da criança e do adolescente. Rachel Sheherazade tentou justificar cena de “justiçamento” contra jovem acusado de furto.

O Ministério Público Federal (MPF) quer retratação do SBT pelos comentários da jornalista Rachel Sheherazade em apoio a cena de “justiçamento”, em fevereiro deste ano. A ação civil pública contra o canal de televisão considera que as declarações justificando e legitimando a agressão contra o jovem acusado de furto violam a dignidade da pessoa humana e direitos da criança e do adolescente.

Durante o telejornal “SBT Brasil” foi exibida uma matéria em que um grupo espancava, tirava a roupa e amarrava pelo pescoço em um poste um jovem negro de 15 anos no Rio de Janeiro. Após a reportagem, a apresentadora afirmou que a atitude é “até compreensível” por conta da onda de violência que vivemos no Brasil e que, frente à omissão do Estado, resta ao “cidadão de bem” se defender.

O MPF pede que o SBT exiba um quadro esclarecendo aos telespectadores que tal postura constitui atividade criminosa ainda mais grave do que os crimes de furto imputados ao adolescente agredido. A ação solicita ainda o pagamento de R$ 532 mil reais de indenização por dano moral coletivo.

Para o procurador Pedro Antonio de Oliveira Machado, tal comentário defendeu a tortura praticada e violou o princípio da dignidade da pessoa humana. Além disso, a âncora já considerou o jovem culpado e condenado, ignorando a presunção de inocência prevista na lei.

 

 

Fonte: Radioagência BdF, Daniele Silveira. 26/09/14

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home