PROMOÇÃO PARA TITULAR 

CEPE adia debate sobre critérios para promoção a titular

No último dia 28 de maio, o docente Heitor Fernandes, um dos diretores da ADUR-RJ, esteve presente na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRRJ. Na ocasião, o Vice-Reitor da instituição, Professor Eduardo Mendes Callado, afirmou que os critérios para promoção a professor titular não seriam discutidos em reunião daquele Conselho, retirando o referido ponto de pauta. De acordo com o representante da Administração Central, são muitos os pedidos para que a discussão do tema seja adiada, com o argumento de que a comunidade deve debate-lo com mais calma. 

Como já informado em boletim anterior, a Diretoria da ADUR-RJ havia protocolado documento junto ao CEPE, no dia 22 deste mês, solicitando adiamento do debate sobre este assunto na reunião do dia 28. Esta atitude foi respaldada por decisão de assembleia (15/5), quando os professores discutiram os critérios para promoção a titular, a partir de proposta formulada por uma comissão nomeada pela Reitoria da UFRRJ. Na ocasião, foram tecidas críticas ao documento, que, na visão da Diretoria da ADUR-RJ, está ancorada em concepção produtivista do ensino público.

Para a Diretoria da ADUR-RJ, é necessário que outras propostas sejam formuladas, apreciadas e debatidas de forma ampla, democrática e transparente, com toda a comunidade para que, depois, o assunto volte à pauta no CEPE. Além disso, os diretores orientam aos professores associados, nível IV, que protocolizem seus pedidos de promoção a titular, para que, uma vez aprovada uma proposta que contemple a coletividade, o docente apto ao topo da carreira obtenha seus ganhos de forma retroativa.

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home