Reino Unido tem 1ª greve na saúde pública em mais de 30 anos

 

Quinhentos mil trabalhadores da Saúde Pública do Reino Unido (NHS) fizeram uma greve nesta segunda-feira, a primeira desde 1982, em protesto pela recusa do governo em aumentar seus salários.

Enfermeiras, funcionários de ambulâncias e parteiras deixaram de trabalhar durante quatro horas pela manhã, e em alguns casos se reuniram diante dos centros de saúde para expressar seu descontentamento. Os serviços de emergência funcionaram durante a greve, que tem por objetivo pressionar o ministro da Saúde, Jeremy Hunt, para que reconsidere sua negativa em aumentar o salário em 1% a todos os funcionários, como recomendou uma comissão independente.

Especialmente significativo é o caso das parteiras, associadas no Colégio Real de Parteiras (RCM), que fazem greve pela primeira vez em seus 133 anos de existência da profissão no país. "Depois de anos de estresse, pressões e de uma carga excessiva de trabalho, podem dizer que enfrentam outro ano de aumento das contas, mas com o salário congelado foi demais. 'Basta', disseram", explicou à Agência AFP Jon Skewes, diretor de relações trabalhistas do RCM.

Linnet Johnson, trabalhadora do Whittington Hospital em Londres, afirmou ao jornal Socialist Worker que a categoria não teve nenhum reajuste nos últimos cinco anos. “Não aguentamos mais. Os trabalhadores que recebem menos estão sendo forçados a pedir empréstimos a bancos ou a pedir comida para instituições de caridade”, disse ela ao jornal durante um piquete da greve.

Hunt aceitou o aumento para aqueles funcionários - 4 em cada 10 - cujos contratos não contemplam revisões salariais automáticas não sujeitas a negociações. O governo de David Cameron - uma coalizão entre conservadores e liberais com maioria dos primeiros - implantou duras medidas de contenção e cortes de direitos desde que chegou ao poder em 2010 e os funcionários do NHS dizem ter perdido 12% de seu poder aquisitivo nestes anos.

Os sindicatos que convocaram a greve reúnem 400.000 dos 1,3 milhão de empregados do NHS na Inglaterra. Criado em 1948 e financiado com impostos, o NHS fornece cobertura de saúde universal e gratuita. A greve acontece sete meses antes das eleições gerais de maio de 2015, e o futuro do NHS aparece como o grande tema de campanha.

 

*Com informações de Terra e Socialist Worker. Imagem de Socialist Worker.

 

Fonte: ANDES-SN, 14/10/14.

 

 

 


Coletânea de artigos


Home