Reunião da Coordenação da CSP-Conlutas avalia e prepara ações para o 2º semestre

 

A partir da reflexão acerca dos acontecimentos do primeiro semestre deste ano, a reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, realizada em São Paulo no último final de semana (29 e 31 de agosto), fez um balanço das ações realizadas no período e discutiu a organização das lutas até o final de 2014.

Ao longo dos três dias, representantes de diversas entidades filiadas à Central Sindical e Popular participaram de debates e ressaltaram algumas das principais lutas empreendidas no primeiro semestre. Também aprovaram resoluções e relatórios apresentados pelos grupos de setoriais dos servidores públicos federais, educação, saúde do trabalhador, campo, negros e negras, mulheres e LGBT e moções que expressam apoio às diferentes lutas da classe trabalhadora e juventude. A programação contou ainda com a presença dos candidatos de esquerda à Presidência da República, que participaram de um debate no sábado.

No primeiro dia (29), os participantes avaliaram em suas intervenções que houve forte mobilização em 2014, não comparável a junho de 2013, mas expressiva e tão importante quanto, por ter sido alavancada pelos movimentos mais organizados da classe trabalhadora. O membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Paulo Barela, relembrou que a Central teve como tarefa assumir o enfrentamento ao governo federal, sobretudo durante a realização da Copa do Mundo. Também citou a presença constante da CSP-Conlutas em lutas de peso no país, como a greve dos garis do Rio de Janeiro, dos rodoviários de Porto Alegre, dos trabalhadores do Comperj, e em outras ações do movimento popular.

“Estivemos mobilizados e apoiando trabalhadores contra as burocracias e direções dos sindicatos, e também na luta urbana, em defesa por moradia, por meio do Luta Popular, mantendo a Ocupação William Rosa de Minas Gerais, a Esperança de Osasco, fortalecendo os assalariados rurais. Continuamos vivendo uma situação política em avanço, que segue dentro de um processo de disposição da classe contra a burguesia e pela defesa de suas reivindicações”, disse Barela. Na ocasião, também foram citadas outras importantes greves, como a dos técnico-administrativos, do Judiciário federal, de servidores municipais e estaduais, trabalhadores e educação.

A criminalização dos trabalhadores e movimentos sociais, a exemplo da greve histórica dos metroviários de São Paulo, com a demissão de 42 trabalhadores, dos quais 10 foram readmitidos recentemente, e da violência do Estado contra os movimentos, com perseguições, ataques e prisões de militantes, como no caso do Bloco de Lutas, em Porto Alegre; a crise econômica mundial; o genocídio na Palestina, que tem sofrido com os ataques do Estado Sionista de Israel; e a luta LGBT estão entre os temas destacados no primeiro dia de reunião.

Debates

Nesta manhã de sábado (30), segundo dia da reunião, os três candidatos de esquerda à Presidência da República – Zé Maria (PSTU), Jorge Paz (vice na chapa do PSOL, representando Luciana Genro) e Mauro Iasi (PCB) – debateram os principais pontos que compõem seus programas políticos. O debate contou com a presença de 154 participantes, de 62 entidades, com 18 estados representados no plenário.

Entre os temas discutidos, tiveram destaques a qualidade e o direito aos serviços públicos, como transporte, saúde, educação e moradia, a necessidade de construir a reforma agrária, a garantia dos empregos e a criminalização dos movimentos sociais da classe trabalhadora. Os candidatos abordaram ainda a dívida pública, reforma tributária, mudanças no sistema político, econômico e social do país, as manifestações ocorridas em 2013, a desmilitarização da polícia, genocídio do povo negro, além de outras questões abordadas.

Na ocasião, Marcela Azevedo, da Secretaria Executiva Nacional do Movimento Mulheres em Luta (MML), entregou um documento com as demandas do movimento deliberadas durante o último Seminário Nacional do MML, realizado em São Paulo em agosto deste ano. Os candidatos expressaram concordância com as exigências e planejamento de luta, e se colocaram à disposição de adicionar a pauta a seus programas políticos.

Resoluções, políticas setoriais e moções

A manhã de domingo (31) foi dedicada à aprovação das resoluções, relatórios apresentados pelos grupos e moções. Foram apresentados os relatórios dos setoriais dos servidores públicos federais, educação, saúde do trabalhador, campo, negros e negras, mulheres e LGBT.

A resolução política “Conjuntura e atividades” fez balanço da atuação da Central no primeiro semestre e acusou a criminalização das lutas, movimentos sociais e população das periferias, apontando também o aumento da instabilidade econômica em países da América Latina, que no Brasil tem se expressado principalmente no setor automotivo com anúncio de demissões, férias coletivas e suspensão temporária de contrato de trabalho, chamado de lay off, o que implica na luta de resistência nas bases das categorias afetadas.

Como política para o segundo semestre, ainda na resolução de conjuntura, está a proposta de unificação das campanhas salariais que começam a ocorrer; o apoio às lutas do movimento popular e as demais mobilizações; manter resistência contra as tentativas de flexibilização das leis trabalhistas; construção de um plano de lutas que inclui a participação nas atividades dos Gritos dos Excluídos, em 7 de setembro, e a realização de um dia nacional de lutas contra a criminalização das lutas, movimentos sociais e população das periferias; além da solidariedade ao povo palestino.

A partir do debate com os presidenciáveis, foi aprovada uma resolução eleitoral com a rejeição da CSP-Conlutas às três candidaturas que detêm maior intenção de voto neste momento – Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves. Assim, a Central destaca os programas alternativos de esquerda que defendem, entre outros aspectos, a suspensão imediata do pagamento das dívidas externa e interna; fim do fator previdenciário; defesa do emprego, fim das demissões imotivadas, contra flexibilização trabalhista e a terceirização; respeito aos direitos dos trabalhadores assalariados do campo e agricultores; 10% do PIB para a educação pública, já.

Também foi aprovada resolução em apoio à greve das universidades estaduais paulistas conclamando o fim das punições, contra a privatização, pelo atendimento da pauta unificada e outras reivindicações dos profissionais em luta, e a convocação do II Congresso Nacional da CSP-Conlutas para os dias 4 a 7 de junho de 2015, em Sumaré, São Paulo, com delegação de preparação à Secretaria Executiva Nacional.

Plebiscito

No primeiro dia da reunião, Barela citou a armadilha do plebiscito propagado pelos setores governistas neste período eleitoral, e salienta que é necessário “regimentar forças, buscar unidade, fazer exigências e enfrentar a contradição dos setores burocráticos”. Neste sentido, considera como um caminho sólido “a construção de lutas com os movimentos populares e sindicatos no sentido contrário do plebiscito”.

No domingo (31), a Coordenação Nacional da CSP-Conlutas aprovou resolução específica sobre o plebiscito popular por uma Constituinte que faça uma reforma política que está sendo realizado esta semana, entre os dias 1º e 7 de setembro. A Central não apoiará o plebiscito por entender que, diante das regras eleitorais antidemocráticas atuais, não se pode dar carta branca aos parlamentares para reformar o sistema político neste momento. De acordo com o documento aprovado, “o mais provável numa Constituinte, na correlação de força atual do Congresso Nacional, é que se imponha um retrocesso ainda maior às poucas conquistas democráticas que ainda temos”.

Homenagens

Na manhã do dia (29), os participantes prestaram homenagem aos militantes Joel Soares e Tiago Batista, destaques em relação ao trabalho desempenhado nos movimentos, recentemente falecidos.

 

* Com edição do ANDES-SN, 2/9/14.

 

 

 

Fonte: CSP-Conlutas

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home