Setor das Federais aprova indicativo de greve sem data. Seções sindicais devem consultar as bases

 

 

No último final de semana (24 e 25/5), professores de mais de 30 seções sindicais da base do ANDES-SN participaram da reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, em Brasília. Os diretores Heitor Fernandes e Grasiela Baruco, representando a ADUR-RJ, informam que foi aprovado pelo Setor o indicativo de greve sem data.

De acordo com a professora Grasiela, a Diretoria do Sindicato Nacional apresentou um balanço da conjuntura política atual, avaliando que há mobilização crescente no país, entre os mais diversos setores do funcionalismo público. Para a Direção Nacional, existem seções sindicais, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, que já apontam a necessidade de paralisar suas atividades tendo como principal reivindicação melhor condição de trabalho nas IFES – questão que também moveu a greve de 2012.

Conforme aprovado em reunião do Setor, foi indicado que as seções sindicais realizassem rodada de assembleia entre os dias 02 e 06 de junho, consultado a base sobre o indicativo de greve. No dia 7 de junho haverá nova reunião do Setor das IFES. A Diretoria da ADUR-RJ avaliará a possibilidade de convocar uma assembleia neste período, considerando a necessidade de que docentes do ITR e do IM possam participar deste debate.

 

 

 

Após cancelar encontro com o ANDES-SN, secretário do MEC solicita nova reunião

No dia 21 de maio, a Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional seria recebida pelos representantes do Ministério da Educação para dar prosseguimento às discussões sobre a pauta de reivindicações da categoria, que inclui a luta por melhores condições de trabalho, a defesa da reestruturação da carreira docente, com valorização salarial de ativos e aposentados e o respeito à autonomia universitária. No entanto, o MEC cancelou a reunião com o ANDES-SN, que já estava agendada há mais de um mês, alegando necessidade de viagem do secretário Paulo Speller.

A atitude do governo foi muito criticada pela presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, presidente do Sindicato Nacional, sobretudo porque o Proifes – Fórum de Professores das IFES, entidade criada com o apoio do governo para fazer frente ao ANDES-SN – foi recebido por representantes do MEC na última quinta-feira. Essa informação causou muito descontentamento aos professores que participavam da reunião do Setor.

De acordo com o relato da professora Grasiela Baruco, no sábado, ainda durante a reunião, a secretária do Sr. Paulo Speller entrou em contato com a direção do ANDES-SN, socilitando que nova reunião pudesse ser agendada entre a Direção Nacional e o Ministério da Educação.

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home