Venha fazer parte das nossas mobilizações!
 

Na última Assembleia Geral da ADUR-RJ, foi unânime a decisão dos participantes sobre a necessidade de intensificar a mobilização, em função do quadro de deterioração das condições de trabalho e estudo, tanto no âmbito interno da nossa Universidade, como no quadro geral das IFE.

Convidamos os professores e professoras a fazer parte de nossas mobilizações! É imperativo o fortalecimento do Comitê de Mobilização – que reúne professores, técnicos e estudantes - para pressionar a Administração Central a cumprir as reivindicações internas que estão em pauta desde a greve de 2012. Nossa universidade passa por uma situação extrema, com prédios sendo interditados, professores sem condições de dar aulas e alunos sofrendo com isso, inclusive em situações de risco, como vimos no caso do vazamento de gás do Instituto de Tecnologia.

Vejamos os casos recentes de vitórias que foram conquistadas através da luta dos professores e professoras. O IT e o PQ conseguiram um compromisso da Reitoria para a resolução de seus problemas infra-estruturais após paralisações e fortes manifestações. A administração Central se comprometeu com ações e prazos para as reformas necessárias. A ADUR acompanhará o cumprimento dos prazos e a responsabilidade dos gestores pelos compromissos assumidos com a comunidade.

Na semana passada, estudantes do curso de Veterinária também realizaram um ato de protesto: uma passeata que foi do IV ao gabinete da Reitoria cobrar soluções para problemas nas áreas de anatomia e reprodução animal. Após a manifestação, a Reitora, em reunião com a chefe do Departamento de Biologia Animal, autorizou o pagamento de adicional de insalubridade ao servidor terceirizado que faz a limpeza do laboratório de anatomia animal.  Embora isto seja uma reivindicação de vários anos, só a mobilização de professores e estudantes foi capaz de encaminhar a solução do problema.

 

Na conjuntura, as mobilizações externas à universidade também são fundamentais, pois, entre outros fatores, expressam a insatisfação geral da população com a qualidade dos serviços públicos O apoio aprovado em assembleia à campanha “NÃO VAI TER COPA!”, organizada por movimentos sociais em diversos estados, segue esta direção. Trata-se de campanha de protesto contra a realização da Copa do Mundo, que retira direitos e desperdiça dinheiro público, que ao invés de ser utilizado na melhoria da saúde, educação, é usado para construir estádios.

Para diretoria da ADUR, a luta é o caminho da solução de nossos problemas locais e gerais. Por isso, reforçamos o chamado aos professores e professoras para que ocupem os espaços de seu sindicato.










 

 

 


Coletânea de artigos


Home