Assembleia da ADUR-RJ aprova paralisação para o dia 29/05 e rejeita indicativo de greve
     
 

 

Na última quinta (14), foi realizada assembléia geral da ADUR-RJ, que contou com a significativa presença de cerca de 120 docentes. Após os informes, inclusive dos companheiros técnico-administrativos, que deflagrarão greve a partir do dia 28 de maio, a diretoria fez alguns esclarecimentos sobre pauta. 

Superadas as questões de esclarecimento, os presentes passaram a debater os impactos negativos das políticas de ajuste fiscal e da lei da terceirização, bem como a importância de responder a elas em conjunto não apenas com os servidores federais, mas com toda a classe trabalhadora. Por ampla maioria, a assembleia deliberou pela paralisação no dia 29/05, data apontada pelas centrais sindicais, incluindo a CSP-Conlutas, central a que o ANDES-SN é filiado, para mobilização e construção de uma greve geral. 

Na discussão sobre a greve dos docentes das IFE, embora os presentes tenham reconhecido que as condições de trabalho estão em deterioração progressiva, foram formuladas muitas críticas ao desenvolvimento da greve de 2012, sobretudo no que diz respeito à ausência de mobilização da categoria, que teriam levado ao prolongamento da greve e a ganhos modestos. Também foi apontado que os problemas de gestão da UFRRJ não podem ser secundarizados. 

Alguns docentes lembraram que, muito embora as greves tragam sacrifício coletivo, foram o principal instrumento de defesa da universidade pública contra o sucateamento da rede e as tentativas de privatização desde a década de 1980. E na greve de 2012, não fossem as inúmeras manifestações realizadas, a ampla adesão das IFE nacionalmente e a participação ativa de técnico-administrativos e estudantes, não teríamos qualquer ganho e não teríamos impedido uma maior desestruturação da carreira. 

Ao final dos debates, com 29 votos favoráveis e 49 contrários foi rejeitado o indicativo de greve. A assembleia indicou a quarta-feira dia 20/05 como nova data para continuidade da discussão sobre a pauta interna e encaminhamentos para o dia 29/05.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home