Assembleia discute mobilização e pauta local

 

Reunidos na sede da ADUR-RJ na última quarta-feira (20), os docentes da UFRRJ iniciaram a assembleia debatendo a conjuntura e o resultado da reunião do setor das federais do ANDES-SN, realizada em 15 e 16 de maio, que aprovou a deflagração da greve nacional das IFE a partir de 28 de maio.

A diretoria da ADUR-RJ apresentou os informes da reunião do setor e abriu a discussão sobre a análise da conjuntura. O quadro nacional se caracteriza pelas políticas de ajuste fiscal, incluindo a redução do orçamento federal para a educação pública, o pré-contigenciamento do orçamento para 2016 e a progressiva ameaça de retirada de direitos da classe trabalhadora que se somam à intransigência do governo em discutir a pauta de reivindicação do ANDES-SN e dos Servidores Públicos Federais (SPF`s).

Os professores presentes indicaram a urgência de intensificar a mobilização interna envolvendo docentes, técnico-administrativos e alunos como estratégia de luta, num contexto de retrocesso em vários aspectos da vida social. Também apontaram para a importância do ANDES-SN se somar esforços às mobilizações de outras categorias impactadas pelas políticas de ajuste fiscal e com outros setores da educação pública. Levantou-se como questão a possibilidade de construir formas alternativas à greve para mobilização e luta, além da dificuldade de formulação, na conjuntura, de reivindicações corporativas.

A diretoria da ADUR-RJ lembrou que já temos um acúmulo histórico de lutas unificadas, materializado, por exemplo, na atuação do Comitê de Mobilização. Desde o fim da greve de 2012, na UFRRJ, o Comitê reúne professores, estudantes e técnico-administrativos na mobilização interna, tendo um papel fundamental na defesa de direitos dos trabalhadores terceirizados.

Entendendo que a decisão do Setor das Federais do ANDES-SN demanda uma nova avaliação da categoria sobre a greve na Rural, foi aprovado por ampla maioria a realização de uma nova assembleia na próxima quinta-feira, 28 de maio, às 13h, com a pauta indicativo de greve.

Na sequência dos debates, discutiu-se a pauta local de reivindicações. Recuperando a pauta local do comando unificado de greve de 2012, a assembleia deliberou por sua atualização, mas será preciso discutir novamente a temática para definir prioridades e diagnosticar a situação atual de cada um dos itens. A pauta servirá como eixo norteador para as atividades de mobilização a serem desenvolvidas no próximo período. 

O último ponto da reunião foi a paralisação do dia 29. Ficou decidido que os docentes da UFRRJ participarão no ato unificado que está previsto para o período da tarde, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home