Assembleia decide pela participação no ato dos servidores federais e aprova pauta interna

 

Na última quinta-feira (18) foi realizada assembleia da ADUR-RJ, com o objetivo de discutir a pauta interna dos docentes da Rural e a paralisação das atividades no dia 25/06.

Por sugestão da mesa diretora, a pauta foi invertida e discutiu-se inicialmente a proposta de paralisação na próxima quinta-feira. Após um rico debate sobre a importância da mobilização e da necessidade de ampliar a participação do corpo docente nas atividades sindicais, considerado o cenário atual de luta contra a austeridade fiscal e contra as ameaças à educação pública, a maioria dos presentes entendeu que não caberia decidir sobre a paralisação naquele momento. A assembleia aprovou como indicação aos docentes que deixem suas atividades no dia 25/06 para participarem do ato do funcionalismo federal no Centro do Rio de Janeiro.

Na sequência, foi debatida a proposta de pauta interna definida pela comissão de mobilização docente formada na última assembleia da ADUR, no dia 28 de maio. A pauta é composta por itens considerados prioritários nesse momento: 1. Ajuste fiscal – esclarecimentos sobre os impactos dos cortes orçamentários na UFRRJ; 2. Balanço da expansão (REUNI) na Rural; 3. Precarização das condições de trabalho e estudo; 4. Combate às opressões; 5. Segurança e transporte. Os docentes enfatizaram que esses itens permitem o diálogo entre os três segmentos universitários e também com os trabalhadores terceirizados. E que as reivindicações em torno da pauta devem ser construídas de maneira unitária.

Ao final da assembleia, foi proposta uma reunião entre a comissão de mobilização docente e o conselho de representantes da ADUR-RJ para a segunda-feira (22), às 10h, na sede da ADUR. Os objetivos da reunião são a definição das ações para a construir a participação da Rural no ato do dia 25, bem como a estruturação dos itens da pauta aprovada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home