Ato em defesa da educação e contra a retirada de direitos dos trabalhadores – UFRRJ

 

No dia 14 de maio, no período da tarde, foi realizado ato no hall de entrada do P1. Estiveram presentes professores, técnicos administrativos, terceirizados e estudantes. A ADUR-RJ e o SINTUR-RJ conduziram o ato, abrindo falas ao microfone para que os presentes pudessem se manifestar. Pelo SINTUR-RJ, o Coordenador Geral Leonir denunciou o agravamento da precarização das instituições federais de ensino e o não atendimento da pauta local da UFRRJ, construída desde a greve de 2012. A técnica administrativa Ivanilda, da base do SINTUR-RJ e agora também integrante da coordenação nacional da FASUBRA, falou da precarização no Posto de Saúde da UFRRJ em Seropédica, denunciando a falta de itens básicos como gaze e esparadrapo.

Pela ADUR-RJ, o professor e membro da diretoria da seção sindical, Luciano, fez uma fala pela importância da mobilização, atendendo deliberação da assembléia realizada na parte da manhã, que encaminhou intensificação da mobilização na universidade pela pauta local e fez uma provocação aos presentes, dizendo que a defesa de manutenção do nome “Rural” na universidade (em função de projeto de Lei que sugere a modificação para Universidade Federal de Seropédica) também deve ser feita de forma concreta, pela recuperação da Fazenda da Universidade, para que os cursos das Agrárias tenham condições de efetivar com qualidade suas atividades de ensino. E pra finalizar sua fala, criticou a ausência de representantes da reitoria no Ato, que foi oficialmente comunicado pela ADUR, no dia 07 de maio, conforme deliberação da assembléia dos professores naquela data.

Pela Divisão de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST) a técnica-administrativa Meyri falou das atividades do Comitê de Saúde do Trabalhador, convidando os servidores da universidade para participarem. Um estudante do ITR avaliou que a greve é importante e que os professores devem aderir para fortalecer o movimento nacional.

A Professora Graciela, também diretora da ADUR-RJ, apresentou os Comitês de base da UFRRJ: Comitê de Mobilização, Comitê de Autodefesa das Mulheres e reforçou sobre a importância do Comitê de Saúde do Trabalhador, disponibilizando listas para que as pessoas interessadas integrem os comitês.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home