Depois de debaterem a conjuntura nacional e alternativas de mobilização, docentes da UFRRJ

rejeitam indicativo de greve

         
     

Na tarde da última quinta-feira (28), com presença significativa de docentes e estudantes, que lotaram o Gustavão, a assembleia da ADUR-RJ foi iniciada com informes nacionais sobre a campanha salarial 2015 do setor das federais do ANDES-SN. O segundo vice-presidente regional do ANDES-SN, Marco Antonio (ICHS), relatou a ausência de negociações com o governo acerca da pauta de reivindicações e, em seguida, o professor Alexandre (ICHS), pela diretoria da ADUR, expôs o quadro de deflagração greve dos docentes das IFE. Também foram dados informes sobre a greve dos técnicos-administrativos e sobre o apoio do DCE aos movimentos de greve dos técnicos e docentes. Finalmente, foi informado sobre a paralisação da sexta-feira dia 29 e da disponibilidade de um ônibus que fará o trajeto da Rural ao centro do Rio de Janeiro.

Encerrado o período de informes, deu-se início à discussão do ponto de pauta “alternativas de mobilização”. O ponto fora definido pela assembleia do dia 20/05, com o objetivo de aprovar propostas concretas de mobilização caso a rejeição ao indicativo de greve fosse mantida. O debate revelou convergência quanto a necessidade de intensificar a mobilização como forma de acumular forças contra os impactos dos cortes do orçamento para o setor de educação e o profundo processo de precarização das condições de trabalho e estudo. Houve, no entanto, fortes divergências quanto a conveniência e oportunidade de que esta mobilização assumisse o caráter de uma paralisação por tempo indeterminado.

A mesa diretora propôs a deliberação em bloco das propostas consensuais e os presentes aprovaram: 1. Formação de um comitê de mobilização; 2. Ampliar a aproximação com outros sindicatos do setor da educação para construir um encontro regional de educadores; 3. Pressionar a reitoria da UFRRJ e, por esta via, a ANDIFES a se posicionarem contra o contingenciamento orçamentário nas IFE; 4. Publicizar as pautas das IFE nos veículos de comunicação e junto à sociedade civil.

Na sequência, iniciou-se a discussão do ponto indicativo de greve, pauta também definida pela assembleia do dia 20/05, que entendeu ser necessária nova avaliação da greve em função da aprovação pelo ANDES-SN da deflagração do movimento no dia 28 de maio. Com 73 votos contrários, 40 favoráveis e 1 abstenção, o indicativo de greve sem data proposto pela diretoria da ADUR-RJ foi rejeitado.

Por fim, após a deliberação sobre o indicativo de greve, os presentes avaliaram encaminhamentos do ponto “alternativas de mobilização” sobre os quais havia divergência. Foram aprovados as seguintes propostas: 1. orientar aos docentes que utilizem tempo de aula para discutirem a conjuntura política do país, o ajuste fiscal e a situação das universidades; 2. Que o comitê de mobilização defina um cronograma de paralisações e outras atividades; 3. Instaurar a assembleia permanente da ADUR-RJ , alternando reuniões nos institutos e no Gustavão. Ainda não há nova data definida para a realização da próxima assembleia da ADUR, tarefa que caberá ao comitê em conjunto com a diretoria. 

 

 

A Diretoria.

 

 

 

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home