Nota pública dos servidores da Área de Anatomia à comunidade:


 

Nota pública dos servidores da Área de Anatomia à comunidade: paralisação
de aulas práticas de anatomia por falta de técnicos e de
equipamentos de proteção individual (EPIs)

Após reunião realizada em 03/09/2015, os servidores da Área de Anatomia DELIBERARAM PELA SUSPENSÃO DAS AULAS PRÁTICAS. Tal fato se deu em decorrência da não renovação do contrato do servidor terceirizado, Anderson José Saraiva Martins, agravando-se com o não fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI), dentre outras reivindicações não atendidas.

          Contextualização: A Área de Anatomia (DBA/IB) vem participando da dinâmica da comunidade acadêmica da rural, em todos os níveis do ensino, da pesquisa e da extensão. Nos últimos dez anos, em vários momentos, sinalizamos em documentos oficiais nossas demandas e perspectivas. Contribuímos na construção coletiva de planejamentos, reformas de estatuto e regimentos institucionais, integramos comissões especiais para atender especificidades referentes à expansão da universidade, orientamos em níveis de graduação e pós-graduação, captamos recursos em projetos submetidos a agências de fomentos, com dezenas de bolsas concedidas a estudantes de vários cursos de nossa universidade. Desenvolvemos trabalhos em parceria com outras Instituições de Ensino e Pesquisa. Lecionamos em várias disciplinas de graduação e de pós-graduação para cursos diversos, somando cerca de 400 alunos por semestre letivo.

          Em cada comunicação realizada com as instâncias administrativas superiores, seja em nível de Instituto de Biologia ou da reitoria, fomos responsáveis em encaminhar a necessidade de expansão do quadro de servidores. Acolhemos a Anatomia Humana por ocasião do Plano de Reestruturação e Expansão da UFRRJ (PRE) e, juntos, idealizamos e apresentamos projeto de construção do novo Prédio de Anatomia, com seis mil metros quadrados, em vias de conclusão das obras. Em cada etapa, a Área de Anatomia mostrou seu empenho e capacidade de somar no ideal de qualidade para a educação pública. Encaminhamos várias solicitações para contratação de técnicos. Por quê a Administração Central não luta por concursos para técnicos em anatomia? Por quê a Direção do IB não incluiu essa demanda no Planejamento do Instituto, para o período em curso?

          Recentemente, com a renovação de contratos de empresas terceirizadas, a revelia de muitas destas solicitações feitas por nós, não foi contemplada a contratação de técnico de laboratório, fato que levou ao desemprego o nosso colega Anderson e à vacância de suas funções. É preciso dizer do atual momento de luta dos servidores públicos federais em greve, pautando condições de trabalho em suas reivindicações, situação em que nos identificamos e reconhecemos a legitimidade do movimento.

          A materialidade deste fenômeno extremo de precarização atingiu o seu auge na Área de Anatomia:
NÃO HÁ TÉCNICOS PARA GARANTIA DAS AULAS PRÁTICAS! TAMBÉM NÃO HÁ LUVAS, MÁSCARAS E OUTROS ITENS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA O TRABALHO INSALUBRE, REALIZADO EM NOSSO LABORATÓRIO! NÃO HÁ COMO REALIZAR O DESCARTE DE RESÍDUOS LABORATORIAIS, O QUE INVIABILIZA TAMBÉM A RENOVAÇÃO DO ACERVO. CHEGAMOS AO NOSSO LIMITE!!!
          Contamos com a compreensão e o apoio da comunidade para, juntos conosco, pressionarmos as instâncias devidas, para que de FORMA URGENTE NOS FORNEÇAM CONDIÇÕES DE TRABALHO.


 

PELA READMISSÃO IMEDIATA DO ANDERSON COMO TÉCNICO DE

LABORATÓRIO!!! TAMBÉM EXIGIMOS FORNECIMENTO REGULAR DE

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA QUE POSSAMOS PRESERVAR

NOSSA SAÚDE!!!!





Seropédica, 03 de setembro de 2015.

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home