PRESSÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA OBRIGA CAPES A RECUAR EM RELAÇÃO A CORTES DE 75% DAS

VERBAS DA PROAP

 

Em menos de 7 meses neste ano houve o terceiro anúncio de cortes de verbas para a Educação Superior no Brasil.

O primeiro, já muito discutido por nós e que inclusive ajuda a deflagrar a greve nas federais, aconteceu logo em janeiro e reduziu em cerca de R$ 600 milhões mensais as verbas para a Educação, totalizando menos 30% das verbas para 2015.

O programa de ajuste fiscal do governo federal já ameaçou também o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Em junho, um e-mail assinado por Hélder Silveira, coordenador geral de Programas de Valorização do Magistério da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), foi distribuído para professores universitários ligados ao PIBID. A mensagem informava sobre cortes que poderiam levar a interrupção do programa. Após manifestações dos bolsistas e professores, a CAPES negou os cortes.

O mais recente corte foi anunciado pela CAPES, no último dia 09 de julho, quinta-feira, através de ofício circular assinado pela a Diretoria de Programas e Bolsas no País, informando que apesar de garantidas as bolsas de estudo, o repasse de recursos de custeio se limitaria a 25% do previsto das verbas da PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação).

Durante o fim de semana, houve forte reação do meio acadêmico e do movimento social ao comunicado, com publicação de cartas de repúdio por várias instituições. A Universidade Federal da Bahia chegou a anunciar suspensão de todas as atividades da pós-graduação em seu site oficial. A Associação Nacional dos Reitores das Instituições do Ensino Superior (ANDIFES) também publicou nota, protestando contra os cortes e pedindo a reversão da medida.

O Ministério da Educação acabou recuando e em nota em seu site, afirma que o corte será de 10% das verbas do Proex, Prosup, Reuni e Proap. Mesmo o corte de 10%, aparentemente menor, diante da atual situação financeira das universidades estaduais e federais, ainda é bastante preocupante, mesmo porque, o pronunciamento do MEC é bastante incipiente de maiores detalhes sobre os cortes.

 

 

 

Fontes:

http://educacao.estadao.com.br/blogs/paulo-saldana/corte-de-verba-do-governo-ja-atinge-universidades-federais/
Ofício Circular nº 37/2015 – DPB/CAPES

http://posgraduando.com/blog/capes-corte-verba-custeio-pos-graduacao
https://www.ufba.br/noticias/capes-reduz-verba-de-custeio-para-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-no-pa%C3%ADs
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21467

 

 

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home