25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

Carolina de Jesus, Conceição Evaristo, Nátaly Neri, Clementina de Jesus, Antonieta de Barros, Luísa Mahin, Tereza de Benguela e Dandara dos Palmares.

Destas oito mulheres, quantas você conhece? Em quantas ouviu falar na escola? Sabe o que têm em comum? Imagina por que escolhemos falar de todas elas no dia de hoje?

Em 1992, aconteceu o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, na República Dominicana. Neste encontro, o dia 25 de julho foi instituído como “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”. No Brasil esta data só foi institucionalizada em abril de 2014, quando também se tornou o “Dia Nacional de Tereza Benguela e da Mulher Negra”.

Tereza de Benguela liderou o Quilombo do Quariterê, no Vale do Guaporé (MT), após a morte de José Piolho, seu marido. Ela foi responsável pela mobilização de cerca de 100 pessoas. Entre elas, negros e índios.

Esta data é importante para que jamais esqueçamos da dívida histórica que o regime escravocrata deixou para nossa sociedade.
Durante a colonização dos países da América- Latina, além de explorar a força de trabalho, senhores de engenho também abusavam sexualmente de suas escravas. Com a abolição, negros/as e mestiços/as passaram a ocupar as margens das fazendas e as periferias das cidades.

Além de negras latino-americanas, todas estas mulheres são símbolos de luta pelo rompimento das amarras do patriarcado e do racismo. Para que o percentual de homicídios de mulheres negras diminua assim como vem acontecendo com as mulheres brancas, e o feminismo chegue aos becos e vielas, essas e tantas outras mulheres dedicam a vida resistindo cotidianamente.

Para a mulher negra, a relação de trabalho já é flexibilizada há séculos. Por isso, em 2017, o “Dia Nacional da Mulher Negra” também é espaço de luta contra as reformas da previdência e trabalhista.

 




09/10/2017 - 12:40
Eleições ADUR



notícias



Jornal


Adur Informa nº 170

Ver Jornal
21/03/2016 - 14:33

Adur Informa nº 170

Adur Informa 170



Publicações

Regime de Previdência Complementar

Ver Jornal

Universidade e Sociedade 56

Ver Jornal




Galeria

Nenhum cadastro encontrado.