(21) 2682-1379 Fale Conosco
[wpdreams_ajaxsearchlite]

Candidatos ao CEPE

A diretoria da ADUR divulga abaixo os textos de apresentação das candidaturas ao CEPE de filiados que manifestaram interesse. Lembramos que as eleições ocorrerão nos dias 28, 29 e 30 de Março. Cada eleitor poderá votar em até três nomes. Os candidatos e candidatas são: Regina Cohen Barros, Ana Claudia dos Santos Brasil, Antonio Carlos Gonçalves, Silvia A. Martim, Tatiana Cotta Gonçalves Pereira, Marcio Rufino Silva, Flavia Braga Vieira, Everaldo Zonta.

 

Prezados Colegas,

Meu nome é Regina Cohen Barros, sou professora de Geografia da UFRRJ desde 2003. Como coordenadora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia, já fui conselheira no período de 2012 e 2014, e estou na suplência desde então. Tenho imenso interesse em retornar como titular do CEPE, colaborando nas discussões e levando sugestões nas reuniões, agora como representante dos docentes, atores importantes nas atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão, fundamentais em nossa prática educativa de qualidade.

O CEPE é o espaço onde todos os segmentos da nossa Universidade têm representação. No Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, órgão deliberativo superior, são discutidas todas as questões relevantes atinentes à UFRRJ e ao CTUR, sendo o fórum de reflexão, diálogo e deliberação das políticas educativas de nossa Instituição, ou seja, aonde se decide o que queremos de melhor para a Rural. Assim, me proponho levar ao CEPE a minha experiência como professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (CTUR) e Ensino Superior (Curso de Geografia), na certeza de que há a necessidade de reforçar na Universidade uma integração mais ampla desses dois segmentos.

Atenciosamente,
Regina Cohen Barros

Meu nome é Ana Claudia dos Santos Brasil, sou professora do ICBS desde 1997 e já atuei de diferentes formas na UFRRJ, sendo Coordenadora de Curso, Coordenadora Acadêmica do Vestibular, orientando e lecionando em Graduação e Pós-Graduação (http://lattes.cnpq.br/0818376374888652). Na última representação de docente do CEPE participei como titular e praticamente não faltei a nenhuma reunião sempre avisando minha suplente quando tinha algum imprevisto. Criei uma linha direta via e-mai de informação com os docentes, divulgando as pautas antes das reuniões e levando pleitos e discussões para o CEPE de acordo com os questionamentos e destaques feitos pelos colegas. Também criei um grupo fechado de discussão no Facebook, onde assuntos foram levantados assim como a divulgação de pauta e resultados das reuniões.

Espero poder continuar desenvolvendo esse trabalho de representação permitindo assim que as discussões acadêmicas sejam amplamente divulgadas e discutidas.

Um abraço
Ana Brasil

Prezados Colegas,
Trata-se da minha candidatura, pela 1ª vez, para representar nossa classe junto ao CEPE. Pretendemos atuar para fortalecer cada vez mais as atribuições deste CONSELHO, principalmente aquelas referentes às distribuições de vagas na Universidade, normas para projetos pedagógicos dos cursos, convênios de interesse para o ensino, a pesquisa e a extensão entre a Universidade e outras instituições.

Desde de já, agradeço antecipadamente aos colegas e o apoio na divulgação junto aos nossos professores.
Antonio Carlos Gonçalves do ICE/DEMAT/IF/DS

Prezados colegas, sou Silvia Aparecida Martim, professora de Fisiologia Vegetal lotada no Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Em novembro de 2009 ingressei na Universidade e desde então tenho participado ativamente das distintas atividades referentes à nossa instituição. Sou representante do meu departamento nos colegiados dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciências Agrícolas (LICA), bem como já o fui do curso de Biologia. Faço parte do Núcleo Docente Estruturante e da comissão que responde pelas atividades complementares da LICA. No período de abril de 2012 a abril de 2014 fui vice chefe de Departamento; de julho de 2014 a julho de 2016 fui representante docente no Consuni do ICBS, e desde junho de 2013 sou coordenadora do Jardim Botânico da UFRRJ. Já atuei em comissão de sindicância e demais comissões dentro da Universidade. Diante deste pequeno resumo, venho me apresentar a vocês como candidata a representante docente no CEPE nas eleições que ocorrerão nos dias 28, 29 e 30 de março de 2017.

Atenciosamente, Silvia A. Martim

Tatiana Cotta ingressou como docente do Departamento de Ciências Jurídicas na UFRRJ em março de 2010. Foi coordenadora de curso e chefe de Departamento, tendo, portanto, assento no CONSUNI, reuniões que sempre participou. Na sua gestão de coordenadora modificou de forma democrática e bem sucedida o Projeto Pedagógico do Curso de Direito, tendo sido o mesmo aprovado em todas as instâncias da Universidade. É professora atuante junto à ADUR. Participou de diversas sindicâncias e PADs, procurando observar os direitos e deveres dos servidores e discentes. Também fez parte da Comissão de Reforma do Código Disciplinar Discente. É a primeira vez que se candidata ao CEPE, entendendo a importância de renovação desse Conselho, visando garantir uma composição mais plural no mesmo, como mulher e docente não comprometida com antigas práticas da universidade.

Tatiana Cotta Gonçalves Pereira

Prezad@s colegas,
Sou Marcio Rufino Silva, docente do Departamento de Geociências, vinculado ao Instituto de Agronomia da UFRRJ. Tenho minha formação inicial integralmente em Geografia (graduação, mestrado e doutorado) e atuo na área de Geografia Humana, sobretudo em Geografia Urbana e da Metrópole, Geografia Econômica e Teoria e Método em Geografia. Na UFRRJ, na graduação, leciono para os cursos de Geografia, Hotelaria e Relações Internacionais. Na pós-graduação, participo, desde dezembro de 2016, na condição de Pesquisador Associado, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT).

Ingressei na universidade em 2014 e, desde então, tenho participado ativamente de diversas atividades na instituição: entre elas, a composição dos colegiados dos cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e Hotelaria. Além disso, tenho participado das atividades da ADUR-RJ, representando a entidade no Comando Nacional de Greve do ANDES-SN, em Brasília, em dezembro de 2016, e integrando o Grupo de Trabalho intersetorial (ADUR, SINTUR e representantes docentes) sobre a Reforma da Previdência. Expondo esse pequeno relato, apresento-me como candidato a representante docente no CEPE, nas eleições que ocorrerão nos dias 28, 29 e 30 de março.

Atenciosamente,
Marcio Rufino Silva

Caros/as colegas,
Nos dias 28, 29 e 30 de março serão realizadas as eleições para representação docente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Sou candidata a uma das três vagas que estarão em disputa neste processo. Entendo que o momento que vivemos na educação federal de nível superior é muito delicado e que precisaremos ser combativos, tanto no que tange ao cenário nacional, como no que diz respeito ao contexto interno da UFRRJ.

Sou formada em Ciências Sociais e doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Ingressei na UFRRJ em 2010, e desde então leciono na graduação e na pós-graduação. Desde 2013 sou vice-coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Sociais. Em função desta atividade administrativa atuei no Consuni do ICHS, no CEPEA-CHLA, no Fórum de Coordenadores e na CPFP. A experiência nos órgãos de debate e deliberação da UFRRJ me fez conhecer nossa universidade profundamente, com suas virtudes e vícios institucionais. Mais ainda, despertou em mim a vontade de seguir atuando na construção destes espaços de decisão. Como representante da coordenação de curso nos órgãos colegiados, sempre atuei como uma via de mão dupla entre o colegiado de curso e as instâncias deliberativas. Farei o mesmo na representação docente, isto é, me comprometo a ouvir e reverberar as demandas dos colegas que estarei representando, além de socializar com os mesmos os debates travados no CEPE.

Acredito que um dos aspectos mais positivos da carreira de professor no sistema federal de ensino é a possibilidade de fazer parte dos processos decisórios de nossa instituição. Na UFRRJ praticamos verdadeiramente este princípio. O que muitos consideram como um demérito – a quantidade de reuniões a que temos de comparecer mensalmente – eu considero uma virtude.

Estimo poder contar com o apoio dos colegas e me coloco à disposição para dúvidas e sugestões.

Forte abraço,
Flávia Braga Vieira
Professora DCS/PPGCS/UFRRJ

Prezados Colegas,

QUEM SOU EU?
Eu sou EVERALDO ZONTA, atualmente Prof. Associado III da UFRRJ, Natural de Seara-SC, filho de agricultores, Técnico em Agropecuária pela antiga Escola Agrotécnica Federal de Concórdia, onde tive como professores vários egressos da Rural. Esse contato foi essencial e despertou meu interesse para vir estudar na UFRRJ, que até o momento, só conhecida pelas informações transmitidas pelos meus professores egressos dessa Instituição. A partir deste desejo, prestei vestibular para a Rural, onde ingressei em 1988. Foi paixão a primeira vista. Fiz aqui duas graduações (Lic. em Ciências Agrícolas e Agronomia), mestrado e doutorado em Agronomia-Ciência do Solo. Em 1997 fui aprovado no concurso para professor Associado no Departamento de Solos, onde leciono na graduação e pós-graduação, também exercendo atividades de orientação de bolsista de iniciação científica, mestrado e doutorado, e, supervisão de Pós-Doutorado.
Na pós-graduação, atuo no Curso de Pós-Graduação em Agronomia – Ciência do Solo (CPGA-CS), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental (PPGAAmb) e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PGTA da UFF), como docente permanente, e, no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) como colaborador.

No tocante a pesquisa, minhas atividades de pesquisa concentram-se na área de Fertilidade do Solo e outras correlatas, onde tive e tenho vários projetos aprovados junto ao CNPq, CAPES, FAPERJ e Petrobras. Quanto às atividades de extensão, atuo junto os produtores orgânicos do Município de Seropédica, em uma tentativa de melhorar as produtividade das culturas e a qualidade de vida dos mesmos.

Minha experiência administrativa pode ser comprovada através dos cargos exercidos, com destaque para: Chefia do Departamento de Solos e Coordenação do CPGA-CS. Adicionalmente, cabe informar que, além de ser representante do CEPEA-CA junto ao CEPE, fui representante do Departamento de Solos junto aos colegiados dos cursos de Lic. em Ciências Agrícolas e Zootecnia, representante da UFRRJ junto ao Ministério da Agricultura (CPOrg-RJ), junto a Prefeitura Municipal de Paracambi, além de participar ou ter participado de várias comissões/grupos de trabalho internos.

Maiores informações das minhas atividades acadêmicas, orientações e publicações podem ser verificadas no meu Curriculum Lattes. Cabe destacar que desde minha graduação, participando de atividades estudantis, e ao longo destes 29 anos de UFRRJ (considerando meu ingresso em 1988), tenho contribuído em diversos fóruns para a melhoria da Instituição.

PORQUE SOU CANDIDADATO A VAGA DE REPRESENTANTE DOCENTE NO CEPE?
Desde que assumi a coordenação do CPGA-CS, fui indicado pelo CEPEA-CA, tenho participado ativamente das reuniões do CEPE. E a partir dessa participação compreendi que o CEPE é um dos fóruns mais importantes da Instituição, contribuindo ativamente para as atividades acadêmico-científicas de uma universidade, pois é o órgão responsável pela política acadêmica, sendo palco de discussões no tocante as questões referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão. Nesse fórum a universidade é pensada como um todo, seus cursos, a formação oferecida, construção das normas de ingresso na carreira docente, a política de avaliação, a oferta de vagas, dentre tantas outras atribuições, o que o torna o centro pulsante de uma instituição que se comprometa com a excelência acadêmica, com a inclusão social e que está aberto para atendimento das demandas da sociedade. É um órgão no qual seus membros têm que estar fortemente atualizados com relação à política educacional, acompanhando as questões legais e mantendo um posicionamento firme na defesa da autonomia didático-científica da instituição.

Entendo que a UFRRJ vive desafios extraordinários que nos colocam em elevada tensão interna: corte de recursos orçamentários, de capital e custeio, tantos das IFES quanto das agencias de fomento, elevada evasão em praticamente todos os cursos de graduação, condições de vida difíceis nos Campus, nos colocando inclusive em risco quanto à nossa segurança pessoal. Entretanto, observamos sinais animadores no horizonte. A sociedade começa a reagir, exigindo que os cortes não sejam drásticos, que a reforma da previdência não seja aprovada nos termos em que foi apresentada ao Congresso Nacional, e internamente, com a eleição da nova Administração Superior, abre-se novas perspectivas. Neste sentido temos centrado nossas forças colaborativas. Particularmente, durante o período em que representei o CEPEA-CA no CEPE, entendo que tive papel fundamental em vários momentos, principalmente quando da elaboração das normas para Professor Titular.

Assim, por saber que se faz necessária muita dedicação ao assumir esta vaga, e pela própria preocupação e paixão que tenho pela Rural, solicito seu apoio nessa eleição. Obviamente, estou ciente que esta poderá ser uma decisão difícil, em função da qualidade e representatividade dos demais colegas que se candidataram. Mas, isso um bom sinal parra a UFRRJ, ou seja, professores muito bem qualificados dispostos a dar parte de seu tempo em prol da nossa amada Rural.

EVERALDO ZONTA


Mais Notícias

Encontro da comunidade da UFRRJ com parlamentares na Alerj mobiliza deputadas e deputados e centenas de pessoas

Postado em 16/04/2024

Em uma iniciativa da professora Flora Daemon com a diretoria da ADUR, na última sexta-feira, dia 12 de abril, aconteceu leia mais


Comissão de Mobilização da ADUR se reúne

Postado em 16/04/2024

16 de abril de 2024 Comunicação da ADUR A Comissão de Mobilização da ADUR se reuniu nesta terça (16), e leia mais


ADUR em atividade remota até dia 12 de abril

Postado em 10/04/2024

💻 Considerando a decisão do CEPE da UFRRJ, de suspensão das atividades acadêmicas até sexta-feira devido aos graves acontecimentos envolvendo leia mais


UFRRJ suspende atividades acadêmicas no campus Seropédica entre os dias 9 e 12 de abril devido à violência na cidade

Postado em 09/04/2024

Ontem, dia 8 de abril, um estudante da UFRRJ foi morto no Km 49, em Seropédica, em uma troca de leia mais


Professores e professoras, estudantes e coletivos da UFRRJ, vamos nos unir à Caminhada pela Paz.

Postado em 09/04/2024

A ADUR convida professores e professoras, estudantes e coletivos da UFRRJ, a nos unir à Caminhada pela Paz.   Caros leia mais


Nota de pesar pelo falecimento do estudante Bernardo Paraíso

Postado em 08/04/2024

  Com horror e imenso pesar acompanhamos a tarde o desfecho terrível da perda da vida do Bernardo V Paraíso, leia mais


ADUR participa do dia Nacional de Mobilização e Paralisação dos Servidores Públicos Federais

Postado em 04/04/2024

No centro do RJ, Professoras, Professores e técnicos-administrativos da UFRRJ no dia Nacional de Paralisação 04 de abril de 2024 leia mais


Aposentados e pensionistas com doenças graves têm direito a isenção no Imposto de Renda

Postado em 03/04/2024

A Receita Federal divulgou o detalhamento da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024, referente aos rendimentos leia mais


Docentes da UFRRJ paralisados dia 3 de abril

Postado em 01/04/2024

🚨 Dia 3 de abril, próxima quarta-feira, as atividades dos docentes da UFRRJ serão paralisadas em mais uma estratégia de leia mais


ADUR implementa ficha de atendimento

Postado em 01/04/2024

📝 Sempre atuando para melhorar o atendimento aos seus associados, a ADUR está implementando uma ficha de atendimento. Em um leia mais


demais notícias