Retrospectiva ADUR em movimento: Saída da organização da Consulta para reitoria da UFRRJ

A chapa ADUR em movimento foi eleita em outubro de 2015, ou seja, seu tempo de atuação está terminando. Em setembro começam os trabalhos para a eleição da nova administração do Sindicato. Algumas ações importantes marcaram estes dois anos de gestão, e para registrar estes feitos a ADUR prepara uma retrospectiva. Faremos postagens periódicas até o final do mês de setembro relembrando os principais ações desta gestão. O primeiro tema é a saída da ADUR da organização da consulta pública para a reitoria da UFRRJ.

No processo de escolha da reitoria da UFRRJ, a comunidade acadêmica é consultada sobre qual chapa escolhe. Este processo é chamado de Consulta Pública porque, na verdade, não elege reitores e pró-reitores. O Conselho Universitário tem autonomia para decidir a lista tríplice com opções de futuro reitor ou reitora que será encaminhada para o Ministério da Educação.

Em 1989 foi realizada a primeira consulta pública para reitoria da UFRRJ. Para garantir que a democracia, escolhas e anseios da comunidade acadêmica fossem respeitados, a ADUR e as demais categorias da universidade foram as responsáveis por organizar o pleito. Esta liderança garantiu conquistas históricas, como o respeito ao resultado pelo Conselho Universitário e a paridade no processo.

Depois de anos realizando a consulta, a comunidade acadêmica atingiu maturidade política e a participação do sindicato neste processo não cumpri os objetivos iniciais. Sindicato e administração são instituições autônomas e a participação de uma na escolha de outra pode causar distorcer na autonomia sindical.

“Naquela época, a luta era por representatividade, democracia e para garantir pluralidade. Mas hoje a conjuntura é outra”, conta Marcelo Herbst, atual vice-presidente da ADUR.

A ADUR também entende que abrir mão de organizar a consulta não significaria deixar de contribuir politicamente para o pleito. Como ficou definido em Assembleia Comunitária, a categoria esteve representada na comissão organizadora do pleito.

Por tudo isso, na assembleia do dia 16 de março de 2016, a base votou por sair da organização da Consulta e expressou isso em uma nota pública, disponível neste link.

 



Notícias Relacionadas

Retrospectiva ADUR em Movimento: Inovações na Comunicação

Retrospectiva ADUR em Movimento: Unidade entre as três categorias

Retrospectiva ADUR em movimento: Mudança de Contador

Retrospectiva ADUR em Movimento: Greve e luta contra a PEC da Morte

Retrospectiva ADUR em Movimento: Atualização nos valores de contribuição


04/12/2017 - 10:38



notícias



Jornal


Adur Informa nº 170

Ver Jornal
21/03/2016 - 14:33

Adur Informa nº 170

Adur Informa 170



Publicações

Regime de Previdência Complementar

Ver Jornal

Universidade e Sociedade 56

Ver Jornal




Galeria

Nenhum cadastro encontrado.