Respostas CHAPA 2 – RENOVA ANDES
Quem respondeu às perguntas da ADUR em nome da CHAPA 2 – RENOVA ANDES, foi a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Nicole Louise Macedo Teles de Pontes, candidata à presidenta nacional.
1) Quais as principais propostas da sua chapa?
A tarefa imediata que incorporamos à plataforma da Chapa 2 – Renova ANDES é o cumprimento, pelo Governo Federal, dos acordos assinados após a greve realizada em 2024.
Defendemos a priorização dos temas relativos ao salário, à carreira e às condições de trabalho nas instâncias sindicais, sem comprometer a participação do ANDES-SN nas lutas gerais;
Estamos comprometidos com o combate ao golpismo, pela punição de Bolsonaro e dos denunciados pela PGR, inclusive de todos os generais envolvidos no golpe;
Queremos colocar o ANDES–SN nas mãos dosamplos setores que compõem a categoria, abrindoas instâncias sindicais ao conjunto da base;
Encaminharemos o debate acerca da humanização dos eventos sindicais, para que deixem de ser verdadeiros testes de resistência e possam incluir ampla participação de docentes;
Queremos efetivar as propostas aprovadas nos últimos Congressos do ANDES-SN, nacionalizando e articulando as lutas das IEES, IDES e IMES, potencializando-as em benefício da categoria.
2) Como é a leitura da sua chapa em relação ao quadro político atual? Nesse contexto, quais são os principais desafios do movimento docente hoje?
Os ataques do governo Trump, notadamente em relação aos imigrantes, às universidades americanase ao povo palestino, assim como as pressões sobre os países da América Latina, mostram qual deve ser o cenário daqui pra frente.
Para defender os/as docentes desses ataques, oANDES-SN deve ser um sindicato independente, do governo e dos partidos, aberto à construção da unidade, participando de espaços de discussão onde estão a maioria das organizações da Educação, como o Fórum Nacional de Educação. Essa unidade já mostrou a sua força com o caso da exitosa luta contra a Reforma Administrativa e pode ser construída na luta pela recomposição do orçamento da Educação Federal, asfixiado pelo Novo Arcabouço Fiscal.
Hoje essa unidade deve se dar nas lutas gerais, pelo fim da jornada 6 X 1, pela revogação das reformas Trabalhista, da Previdência e da Lei das Terceirizações Ilimitadas, e na defesa da democracia, com a punição dos Bolsonaro, de todos os generais golpistas de hoje e de 64.
3) Destaque para os eleitores os motivos pelos quais sua chapa seria a mais indicada para compor a Direção do ANDES SN.
A Chapa 2 – Renova ANDES quer estender a experiência do Comando Nacional de Greve (CNG) que, diferentemente de greves anteriores, quando o ANDES-SN se contentava em marcar posição contra os governos Lula e Dilma, deu lugar a uma atitude firme e abriu as negociações com diferentes esferas e o próprio governo Lula, resultando no acordo que ainda lutamos para que seja efetivado, mas que contém avanços e conquistas para a categoria, que é o resultado da greve, sem a qual a categoria não teria conquistado esses avanços e conquistas.
A contradição entre a expectativa da maioria da categoria, que votou em Lula, e as ações do governo, exige do ANDES-SN uma postura de independência que somente a Chapa 2 – RenovaANDES pode garantir, construindo a mais ampla unidade na luta pelas reivindicações dos/das docentes, que é a luta que o Renova ANDES desenvolve há mais de 10 anos nas instâncias do ANDES-SN e na base da categoria.