ADUR participa, pela primeira vez como membro, do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro
- ADUR

- 19 de ago.
- 1 min de leitura
Ontem, dia 18 de agosto de 2025, foi mais um marco virtuoso para a ADUR-RJ - UFRRJ, ao participar pela primeira vez como membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEERJ).
Aprovada em Assembleia docente no dia 28 de maio, a ADUR passa a integrar o Fórum na luta pela Educação pública de qualidade no Rio de Janeiro e no país, representadas pelas diretoras professora Liz Paiva (titular) e professora Nádia Souza (suplente).
A reunião foi iniciada pelo prof. Waldeck Carneiro, coordenador do FEERJ dando às boas-vindas aos novos membros das instituições, dentre eles, a ADUR.
No ato de desagravo (tribuna livre) aos professores João Paulo Cabrera e Andrea Cassa, membros do FEERJ que foram demitidos arbitrariamente pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), várias entidades se manifestaram. A professora Liz agradeceu a acolhida do Fórum em sua fala, se solidarizando com os docentes. Enfatizou a importância da atuação dos sindicatos representantes da educação superior e da educação básica nesta luta.
A ADUR-RJ apoia pautas importantes no FERRJ que vão ao encontro das demandas nacionais, como: o monitoramento da implementação do novo ensino médio, cujos efeitos impactam na formação das Licenciaturas e na atuação dos futuros docentes; o acompanhamento de melhores condições de trabalho, por meio da climatização nas escolas; e a contribuição aos pleitos envolvendo a garantia dos direitos à educação e à gestão democrática.
Esperamos que esta iniciativa estimule o ANDES-SN a fazer parte do Fórum Nacional de Educação, instância que atua a favor do Plano Nacional de Educação, ora em disputa no Congresso Nacional para sua efetiva aprovação e atendimento aos direitos democráticos.




