top of page

Confira as atividades do Comando Local de Greve

  • Foto do escritor: ADUR
    ADUR
  • 24 de jun. de 2024
  • 3 min de leitura

Na última semana, o Comando Local de Greve promoveu diversas atividades de mobilização para a comunidade acadêmica. Confira os detalhes das ações:

Cine-debate Emergências Climáticas

No dia 13 de junho, aconteceu na sede da ADUR um cine-debate sobre as emergências climáticas. Professores, estudantes e técnicos-administrativos assistiram os filmes “O amanhã é hoje” e “Céu fumaça - a emergência climática na voz das crianças”, os dois filmes abordam as questões ambientais urgentes, como o aquecimento global, secas, enchentes, poluição e desmatamento. Em seguida, os convidados - Bruno Machado, professor de Geografia do CTUR, a professora Ana Dantas, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade, e Lilian Cordeiro, mediadora do cine-debate e diretora da ADUR, conduziram uma reflexão profundas sobre o presente e o futuro permeados pelos impactos ambientais e a necessidade de ações urgentes para modificar essa realidade. Estudantes e professores da Licenciatura em Educação do Campo participaram ativamente do evento, oferecendo uma visão interdisciplinar e popular sobre a emergência climática.  

“Narrativas sociais: contações e diálogos na escola sobre a greve”

No último dia 18, aconteceu o evento “Narrativas sociais: contações e diálogos na escola sobre a greve”, como uma das atividades programadas junto ao Comando Local de Greve (CLG) da ADUR. A proposta, organizada junto à Escola Estadual Presidente Dutra, foi pensada a partir do Projeto de Extensão coordenado pelas professoras Fabrícia Vellasquez e Liz Paiva, do DTPE/IE, que são também Diretoras do Sindicato e integrantes do CLG.

  Na ocasião, alunos da UFRRJ, professores e alunos da Escola puderam vivenciar o processo de contação com reflexões provocadas pela obra apresentada, que fora contextualizada ao cenário da greve - integrando discussões sobre o movimento grevista da educação secundarista e superior junto à turma, na Escola, de formação de professores de nível médio.  

Lançamento do livro “Coronéis, macacos e cangaceiros” O professor Helcimar Palhano convidou a comunidade acadêmica para um bate-papo sobre cangaço e literatura na sede da ADUR, na quarta-feira, 19 de junho. O professor lançou o romance “Coronéis, macacos e cangaceiros", que mistura fatos históricos e ficção para contar uma história sobre a reinsurgencia do cangaço após a era de Lampião. Os livros estavam disponíveis para a venda durante o evento custando R$20,00 para estudantes e R$30,00 para docentes e técnicos administrativos, e todo o valor arrecadado será revertido para a Central ùnica das Favelas, que tem atuado na reconstrução do Rio Grande do Sul.

Bate-papo | A greve e a defesa da universidade publica

No dia 18 de junho, às 19h, aconteceu um bate-papo online sobre os desafios e as conquistas da greve nacional dos docentes federais. O evento foi promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Diversidade (GEPEED/UFRRJ), em parceria com a ADUR e pautou a conjuntura política do país, sobretudo os principais desafios políticos e o papel da greve para pensar esse contexto. O professor do curso de Geografia da UFSCar e diretor da ADUFSCar, Marcos Soares e a professora do curso de História e Diretora da ADUR, Patrícia Bastos, foram os convidados. O professor do curso de Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ mediou o evento.

Palestra “Impactos da política educacional na formação dos profissionais da educação”

Na manhã do dia 20 de junho, compondo o planejamento da disciplina História e Política da Educação Brasileira, do PPGEA/UFRRJ, foi realizada uma palestra pela professora Lucília Lino (UERJ e ANFOPE) sobre os impactos da política educacional na formação dos profissionais da educação. A mediação foi da professora Liz Paiva, Diretora da ADUR.

Roda de conversa “Interfaces entre as políticas públicas: aproximações, distanciamentos e possibilidades na construção de um projeto de nação socioambientalmente sustentável

Ainda no dia 20 de junho, no período da tarde ocorreu mais uma atividade da disciplina, no Jardim Botânico da UFRRJ, com o desenvolvimento de uma trilha e roda de conversa com o objetivo de discutir e refletir sobre as interfaces entre as políticas públicas: aproximações, distanciamentos e possibilidades na construção de um projeto de nação socioambientalmente sustentável. A mediação foi da professora Ana Dantas (PPGEA) e da Diretora da Adur, Liz Paiva, ambas responsáveis pela disciplina. A atividade foi dinamizada pelos estudantes de graduação, Lucas Oliveira e Gabriel Silva, integrantes do CISA- Centro de Integração Socioambiental, contando com a participação do discente Fernando Menezes.

bottom of page