Dia Internacional da Pessoa Idosa - 1 de outubro
- ADUR

- 1 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Neste 1º de outubro, celebramos o Dia Internacional da Pessoa Idosa, uma data instituída pela ONU em 1991 para promover o debate sobre o envelhecimento e a proteção dos direitos das pessoas idosas.
A população brasileira está envelhecendo rapidamente. Em 2023, a expectativa de vida no Brasil chegou a 76,4 anos, sendo 73,1 anos para os homens e 79,7 para as mulheres. A proporção de pessoas idosas (com 60 anos ou mais) atingiu 15,6% da população total, refletindo o aumento da longevidade e a queda nas taxas de fecundidade.
Na ADUR, contamos com um número significativo de professores idosos, muitos dos quais já estão aposentados, enquanto outros seguem na ativa. A aposentadoria é uma conquista essencial que garante dignidade a essa parcela da população, mas tem enfrentado desafios desde a reforma da previdência de 2019, que dificultou o acesso ao benefício.
A ADUR valoriza a troca de experiências entre gerações, apoia os direitos dos idosos, a defesa da aposentadoria e celebra este dia, reafirmando seu compromisso com a causa das pessoas idosas.



