FASE comemora 60 anos debatendo a retomada do Brasil
- 4 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Entre os dias 27 e 29 de abril aconteceram as atividades de comemoração do 60 anos da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), organização não-governamental, sem fins lucrativos, que desde suas origens, esteve comprometida com o trabalho de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo. A diretora executiva nacional da FASE, Letícia Rangel Tura, comenta sobre a celebração:
Para comemorar as seis décadas da entidade, a FASE promoveu dois debates com o tema “Desafios da Retomada do Brasil”, que contaram com a participação de representantes de diversas organizações e movimentos sociais, além de pesquisadores e figuras públicas. Letícia comenta sobre a escolha do tema dos encontros e sobre os debates:
“Entidade possui ampla atuação
De acordo com Letícia, a FASE é uma entidade de educação popular que tem como objetivo central o fortalecimento de sujeitos políticos coletivos, para que eles mesmos possam fazer a defesa de seus direitos. Ela conta que, nas atividades de comemoração dos 60 anos da organização, percebe que a principal conquista é o reconhecimento deste trabalho.
A FASE possui quatro causas principais: a agroecologia, o direito à cidade, o direito das mulheres e o direito ao território e os bens comuns. Atualmente, a entidade atua em seis escritórios regionais, localizados no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Mato Grosso, na Bahia, em Pernambuco e no Pará, além de um um núcleo nacional, e também gerencia dois fundos fiduciários, o Fundo DEMA e o Fundo SAAP, que servem de apoio a projetos populares e comunitários.
Como uma entidade que completa 60 anos, a FASE mudou bastante no decorrer do tempo. A diretora executiva nacional comenta sobre estas transformações:



